20 NOV 2018
Serro e Conceição
Foto Noticia Principal Grande
Os prefeitos Guilherme Simões (Serro), Juscelino Roque (Diamantina) e José Fernando Aparecido de Oliveira (Conc. do Mato Dentro) no momento da assinatura do protocolo de irmanação entre as cidades.
Os Prefeitos dos municípios de Serro e Conceição do Mato Dentro assinam protocolo de irmanação entre as duas cidades.

Os prefeitos Guilherme Simões, de Serro e José Fernando Aparecido de Oliveira, de Conceição do Mato Dentro, assinaram protocolo de intenção de irmanação, que aproxima oficialmente os municípios em diversos setores.

Os requisitos para efetivar o acordo entre as cidades são celebrações de convênios com estratégias focadas no desenvolvimento socioeconômico, cultural esportivo, comercial, industrial, agrícola, profissional, educacional habitacional, social. O protocolo se estende ainda a outras áreas em que se estabeleçam parcerias de cooperação mútua e desenvolvimento para ambos os municípios.

O protocolo de irmanação é um instituto jurídico, previsto na lei municipal 3136/2018, de 08 de outubro de 2018, que permite estabelecer cooperação entre os municípios em atividades de relações sócio-humanas, histórico-cultural, ambiental, econômico-turísticas, científico tecnológicas, dentre outras.

Para Guilherme Simões, a assinatura do protocolo de irmanação de Serro com Conceição do Mato Dentro torna oficial um relacionamento fraterno existente desde o Século XVIII, período em que Conceição pertencia à Comarca de Serro Frio.

“Com este protocolo, estenderemos as ações de cooperação mútua com o município de Conceição do Mato Dentro em diversas áreas culturais, sociais e de atividades produtivas, com resultados práticos para ambas as cidades e suas populações” prevê Guilherme.

“Os municípios são uma ampla rede de interação. As cidades não sobrevivem sozinhas. Os limites territoriais deixam de existir quando seus gestores pensam grandiosamente e em nome da coletividade e da cooperação mútua. Juntas, realizaremos muitos programas e projetos para o bem das populações de ambas as cidades. Novos tempos nos esperam” anuncia o prefeito.

A assinatura do protocolo de intenção de irmanação ocorreu durante a 32ª Festa do Queijo, tradicional evento que consolidou o queijo como principal produto da região e já se tornou cartão postal da cidade de Serro. Além do sucesso, os custos da festa foram patrocinados exclusivamente pela iniciativa privada, sem utilização de recursos financeiros da prefeitura.

Presente também à cerimônia, o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, que, na data, assinou o mesmo protocolo com Conceição do Mato Dentro.

As cidades de Serro e Diamantina já possuem entre elas o protocolo de irmandade com resultados para o presente e para o futuro da região.