Ir para conteúdo principal

23/11/2018 às 11:03:00
Festa do Queijo do Serro realizada com sucesso total
Cidade do Serro, 13/11/2018 Por Cristiane Nobre

O evento foi aberto oficialmente, dia 13 de novembro, com a exposição de fotos das Fazendas da região do Serro, no Museu Casa dos Ottoni. No segundo dia, o lançamento do livro de Renato Marcucci, “A funcionalização da posse”, o cinema na praça com o filme pra lá de sugestivo, “O que do queijo, um segredo do Serro”, e show com Meninas de Sinhá e Trio Safadinho além do teatro com a peça, A volta do mundo é grande.

AGRUPONa quinta-feira, dia 15, desembarcou no Serro um ônibus com vários jornalistas, influencers e palestrantes vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e da capital mineira para dar o tom da festa. Várias oficinas, harmonizações a aulas gratuitas foram promovidas no Espaço Conhecimento. Destaque para o carioca Daniel Martins, sommelier de cervejas ,chef de cozinha e idealizador do projeto Queijo com Prosa, com a harmonização de queijos e cervejas artesanais. E para a oficina de queijos artesanais da região do Serro foi convidado o jornalista mineiro Eduardo Girão, idealizador do Portal do Queijo. Girão diz que o queijo artesanal tem poesia e que jamais comeremos um queijo idêntico ao outro.

O Masterchef Brasil Thiago Gatto (Major) em sua cozinha ao vivo, ensinou a fazer um prato elegante, souflê de queijos com frutas vermelhas, utilizando os queijos do Cedro. Uma receita simples, porém com o pulo do gato em dividir as claras em neve de 03 vezes para bater e deixar a iguaria mais aerada.

O Mestre em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Cleuber Boari demostrou competência e muito conhecimento na aula sobre terroir, tradição e inovação.

A sorridente Dona Maria Garcia foi a responsável pelas oficinas de quitandas e comidas tradicionais do Serro e o Chef Hellen Assunção pelo Fogo de Chão.

Os jantares dos profissionais da caravana da imprensa foram sempre servidos pela portuguesa Andreia e sua equipe do restaurante Confraria Serrana, com cardápios variados.

Os shows com a dupla Rick e Ricardo, Wilson & Bruno e o cantor Marcos Zam ao cair das noites animaram bastante a festa. A orquestra de viola caipira Ritmo e Tradição trouxeram em seu repertório músicas tradicionais e bem conhecidas do público. A Bolerata Especial com músicos das bandas Santíssimo Sacramento do Serro e Imaculada Conceição de Sabinópolis regidos pelo maestro Hayer de Araújo Abreu, foi um show a parte, ocupando sacadas e varandas de 03 casarios antigos. Estava tudo tão lindo que nem a chuva espantou os convidados da Praça João Pinheiro.

O Mercado Municipal acolheu o grupo Tropeiros do Serro – Homens sem fronteira, comandada pelo premiadíssimo Túlio Madureira (prata e bronze no Mondial Fromage 2017, na França). Para a habitual Tropeada não teve quem não se emocionasse com a justa homenagem que fizeram para o Senhor Silval, de 96 anos, tropeiro mais antigo do grupo.

Durante a comemoração foram várias degustações de queijos para escolher qual seria o ganhador. Dentre os jurados estavam Rosanna Tarsitano, da Associação Comerqueijo e Geraldo Borges, Presidente da Abraleite – Associação Brasileira dos Produtores de Leite, ambos de Brasília. Borges com a nobre perspectiva de divulgar a missão da associação que é conectar, defender e promover produtores e entidades do setor.

O gran finale esperado por todos foi o resultado do concurso promovido pela EMATER que elegeu os melhores queijos da região, foram eles: terceiro lugar, Guilherme Vasconcelos Clementino ,segundo lugar, Antônio Batista Araújo e primeiro lugar o Queijo uro Fino de Aguimar Antônio Barbosa.

A 32ª Festa do Queijo Serro foi organizada pela Secretária de Turismo do Serro Grizielle Campos e toda a equipe da secretaria de turismo, Thamara Santos, Cristiane Dumont, Joelma Reis e Cleisson Júnior da Associação do produtores artesanais de queijo do Serro.

Esta festa faz parte do calendário da cidade do Serro e dos amantes de queijo, e para os esquecidos ,coloquem na agenda de 2019, porque a festa é imperdível.

Matéria Original: https://bit.ly/2TCDgXR

Localização Localização:
Praça João Pinheiro, 154 - Centro
Serro / MG - 39150-000
Contato Telefone para Contato:
Atendimento Horário de Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 09:00 as 15:00 horas
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.