31 JAN 2019
CULTURA
Cinema na Praça: Comemoração aos 305 anos de Elevação do Serro à categoria de Vila e aos 317 Anos de História.

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, o convida para a exibição do Documentário “Moradores – A humanidade do patrimônio”, onde nossa querida cidade foi palco de belos depoimentos de vida de serranos.  Será exibido também o documentário "O Quê do Queijo: Um Segredo do Serro.", que mostra como o queijo artesanal da região do Serro é feito, o cuidado com as vacas, a ordenha, separação do leite, a modelagem do queijo nos recipientes para que tome a forma arredondada e todo o preparo.

O Cinema na Praça será no dia 01 de fevereiro de 2019, às 19:30, na Praça Dr. João Pinheiro.

Confira um resumo dos filmes:

"O Quê do Queijo" feito no Serro é tema de belo documentário mineiro

Por Maristela Bretas

Certos estão os mineiros que não dispensam "um queijim" no café. E essa tradição é ainda maior no interior. Afinal, "Roça sem queijo não dá". E foi esta tradição e a importância deste produto genuinamente mineiro (os demais estados que me perdoem, mas "queijim quinem o de Minas num tem não sinhô!"), que nasceu o belíssimo documentário "O Quê do Queijo - Um Segredo da Região do Serro", realizado para o IEPHA.

Uma viagem encantadora feita pela região do Serro, uma das maiores produtores do Estado de queijo artesanal, tombado como patrimônio imaterial. Como dizem alguns moradores entrevistados, "no Serro só não vende queijo em farmácia".

O registro sobre as diversidades deste patrimônio mineiro e suas peculiaridades ficou a cargo de dois ótimos profissionais, os jornalistas TV Paulo Henrique Rocha, responsável pela direção, roteiro e edição do material, e Leandro Borboleta, produtor do documentário. É deles também a fotografia do filme, que ainda conta com trilha sonora de Marcus Felipe Mota e som direto de Jorge Alvarenga.

O documentário mostra como o queijo artesanal da região do Serro é feito, o cuidado com as vacas, a ordenha, separação do leite, a modelagem do queijo nos recipientes para que tome a forma arredondada e todo o preparo. Uma tradição familiar mineira (assim como as receitas) passada de geração para geração, assim como as frases famosas:: "Mineiro que é mineiro não fica sem queijo" ou "Quer ver um mineiro correr? Solta um queijo ladeira abaixo".

Até mesmo o transporte no lombo de burro pelo cerrado mineiro, do campo para a cidade, ainda pode ser visto. O documentário traz ainda entrevistas com diversos produtores da região, moradores e explicações históricas e científicas de Célia Lúcia Ferreira, professora titular de Ciências Domésticas da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tudo isso é a paixão pelo queijo do Serro.

Fonte: http://www.cinemanoescurinho.com.br/2018/08/o-que-do-queijo-do-serro-e-tema-de-belo.html

Moradores – A Humanidade do Patrimônio

O Projeto é uma criação do coletivo NITRO + ALICATE, que contempla fotografia, literatura, audiovisual e design. Já passou por treze cidades de cinco estados brasileiros. Trata-se de uma ação de Educação Patrimonial e manifesto de ocupação urbana pela valorização das identidades culturais e da memória das pessoas como patrimônio imaterial singular de cada uma das cidades brasileiras.

Prestigie!