18 FEV 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Luta marcial complementa formação escolar em Serro.
Foto Noticia Principal Grande
Crianças e adolescentes aprendem Jiu-Jitsu para desenvolvimento de autoconfiança, respeito, disciplina e interação social.

MA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social abre cadastro para oficinas de Jiu-jítsu em 2019.

As oficinas de artes marciais compõem o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em parceria com o projeto Cidadão do Bem, dirigido às crianças em situação de vulnerabilidade e de trabalho infantil.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Maria das Dores Ribeiro Silva Nunes, (Dorinha) o Jiu-jítsu foi escolhido por ser um sistema de luta e autodefesa para todas as pessoas, independentemente de sua condição física, sexo, idade ou tamanho.

Para a secretária, o Jiu-jítsu é uma atividade recomendada, sobretudo, para as crianças, pois ele aumenta a autoconfiança e a coordenação e lhes ensina respeito, disciplina e interação social.

“As oficinas de Jiu-jítsu representam mais do que um esporte ou uma luta. O Jiu-jítsu traz consigo uma filosofia voltada ao equilíbrio do corpo e da alma e, como toda filosofia, nos orienta à prática do cotidiano” avalia a secretária.

01O PETI teve início no município de Serro em Outubro de 2017, em pareceria com o Projeto Cidadão do Bem, coordenado pelo Sr. André Magalhães Freira Campos, onde passou a ser ofertada a Oficina de Jiu Jitsu para as crianças e adolescentes referenciados pelo PETI.

No ano de 2018 foram assistidas 123 crianças inseridas no projeto Cidadão do Bem, PETI e CRIASER.

Este ano, as atividades estão sendo iniciadas. A secretaria tem como meta trabalhar em parceira com Associação Comercial Industrial de Serro, com foco na geração de oportunidades para o programa Jovem Aprendiz, além de parceria com a Secretaria Municipal de Educação para a participação de todas as escolas municipais envolvendo os alunos e pais.

Em 2018, foram graduados 28 crianças e adolescentes, com troca de faixa envolvendo, também, as famílias, dentro das políticas públicas de inclusão adotadas pela secretaria.

As aulas de Jiu-jítsu ocorrerão ás terças-feiras e às quintas-feiras de 15:00 as 17:00 hs e de 17:00 as 19:00 hs.  As demais ações serão realizadas de acordo com calendário escolar disponibilizado pela secretaria de Educação.

O programa PETI é custeado com recursos do AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), do Ministério da Cidadania.