22 ABR 2019
8ª Conferência Municipal de Saúde de Serro

A Prefeitura Municipal de Serro, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 12/04/2019  a 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde, como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A conferência reuniu autoridades, profissionais, representantes do Conselho Municipal de Saúde e usuários do SUS, contando com aproximadamente 280 participantes. De acordo com o Secretário de Saúde Ronam Sales, a Conferência é uma oportunidade para discutir as políticas públicas que desejamos implantar em nosso município, no Estado e ainda no país, por isso a ampla participação é extremamente importante.

A programação se iniciou com a apresentação da saxofonista Luana Cristina Santos, integrante da Banda de Música Santíssimo Sacramento, que tocou  o Hino Nacional e o Hino do Serro.

A Conferência foi aberta pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Maria Fonseca que ressaltou a importância do momento como uma oportunidade democrática de contribuição para a melhoria da política pública de saúde. A mesa de honra foi formada pelo prefeito Guilherme Simões Neves, pelo secretário municipal de saúde Ronam Sales, pela representante da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina Sinara Dupim, pelo representante da câmara de vereadores Josué dos Santos, e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Maria Fonseca.

A Conferência contou com palestra das professoras da PUC-Serro Aline Nunes Viana  e Vanessa Duarte , que resgataram a   história do SUS a partir da Constituição de 1988, onde foi garantido a todos o direito à Saúde Pública, e contextualizaram com o momento atual, dando ênfase aos temas que seriam debatidos na conferência: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS, Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.

Durante a conferência foram formados grupos que elaboraram propostas, as quais foram aprovadas na plenária final e serão levadas a Conferência Estadual de Saúde. Ainda, foram eleitos quatro (04) delegados que representarão o Município de Serro na Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais. Como representante dos usuários foram eleitos Ana Paula de Jesus Correia (titular), João de Paula Severino Cardoso (titular), Vera Lúcia de Paula (suplente), Marcilene de Figueiredo Silva (suplente). Como representantes dos trabalhadores, foram eleitos Dinorah Dumon (titular) e André Barroso (suplente). Como representante dos gestores/prestadores, foi eleita Ângela Maria Fonseca (titular) e Ronam Wesley Sales (suplente).