20 JUN 2019
Esclarecimento à população Serrana

Dada a sequência de tratativas da Administração Municipal de Serro, a partir do dia 10 de junho de 2019, com os dirigentes da empresa Anglo American, sediada no município de Conceição do Mato Dentro, no sentido de reparar os danos diretos e indiretos causados à comunidade serrana, em razão da circulação nas áreas urbanas do município, de caminhões e carretas destinadas às atividades da empresa, em número e em peso de cargas, consideradas por laudos técnicos como excessivas, com impactos reais na comunidade, a Administração Municipal de Serro informa à população a flexibilização parcial, temporária e em caráter excepcional, do decreto municipal editado em 07 de junho de 2019, que regula o tráfego nas áreas urbanas afetadas.

Registre-se que tal decreto municipal se fundamenta nos prejuízos reais causados à frágil estrutura viária, às residências e à estrutura de saneamento básico em áreas urbanas neste município, amplamente questionados junto à empresa.

A administração Municipal de Serro, contudo, em consideração às dificuldades enfrentadas pelos transportadores, cujas cargas tem como destino, em quase sua totalidade, a planta industrial da empresa Anglo American, também, pelo devido respeito aos transtornos causados às operações da referida empresa e seus colaboradores e ainda, evitando a paralisação das suas operações e, em especial, com base nas tratativas com a direção da empresa lavradas em documento, no sentido de providências imediatas nas reparações diretas e indiretas dos danos causados, resolve, em caráter extraordinário e com criteriosa sustentação técnica da Comissão Municipal de Trânsito de Serro, conceder a liberação do tráfego de caminhões acima de 2 eixos no dia 20/06/2019 e no dia 22/06/2019, excepcionalmente,  a fim de não prejudicar a operação da empresa.

A Administração Municipal de Serro declara, ainda e, sobretudo, a falsidade da informação anônima, publicada nas redes sociais, de que, o Senhor Prefeito, supostamente, estaria “cobrando propinas para liberar a circulação de caminhões e carretas” no município, fato surreal e insustentável sob todos os pontos de vista éticos, legais e procedimentais, contra a qual manifesta seu repúdio.

A Administração Municipal de Serro se reserva, outrossim, o direito, na forma da lei e submetida à análise da Comissão de Trânsito, de revogar esta determinação, tomada excepcionalmente, com base na boa convivência institucional com a referida empresa, no bom convívio social com seus funcionários e colaboradores, e, principalmente, em nome da comunidade serrana atingida pelos danos causados pelo tráfego excessivo de caminhões nesta cidade tricentenária, Patrimônio Histórico reconhecido pelo IPHAN desde 1938.

Em anexo, manifestação da empresa Anglo American, que trata da falsa informação publicada nas redes sociais.

Serro 19 de junho de 2019

Guilherme Simões Neves

Carta da Anglo

Como é de seu conhecimento, desde o último dia 10 de junho a Anglo American vem se empenhando em uma negociação direta, transparente, aberta e de boa fé com a Prefeitura do Serro, com o objetivo de buscar alternativas que minimizem os transtornos para o município e a população e de liberar o trânsito de caminhões que levam insumos essenciais às operações do Minas-Rio.

Informamos que nenhum terceiro está autorizado a falar em nome da Anglo American e que ruídos e boatos ventilados pelo WhatsApp, ou qualquer outra mídia social, não refletem o posicionamento da empresa, que sempre se pauta por seus valores e princípios éticos e de integridade.

Aproveito a ocasião para lhe enviar nossas mais cordiais saudações. Atenciosamente,

Ivan