27 JUN 2019
CULTURA
Chica da Silva recebe Joana d´Arc: memórias que se cruzam no Caminho de Saint-Hilaire

De 2 de julho a 8 de agosto

Vídeo de apresentação da mostra: https://www.youtube.com/watch?v=Of3gnZFAYHs&feature=youtu.be

-------------------------------------------

Você já ouviu falar em Auguste de Saint-Hilaire?

Ele foi um naturalista francês que realizou pesquisas no Brasil no início do século XIX. Dentre os vários locais por onde ele passou, estão as cidades de Serro, Dimantina e Conceição do Mato Dentro, que integram a região da Serra do Espinhaço.

Recentemente, está sendo desenvolvido o projeto "Caminho de Saint-Hilaire", um corredor cultural, histórico, gastronômico, ambiental e medicinal que interliga esses municípios brasileiros e Orléans, cidade natal do pesquisador. Dentro dessa iniciativa, serão criados o Instituto Auguste de Saint-Hilaire e o Parque Arqueológico e Natural Auguste de Saint-Hilaire.

A exposição "Chica da Silva recebe Joana d'Arc: memórias que se cruzam no Caminho de Saint-Hilaire" também faz parte da proposta e une duas importantes figuras históricas femininas: Chica da Silva, que dispensa apresentações, e Joana d'Arc, que libertou a cidade de Orléans do poderio dos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos.

Ficou curioso? Visite o Museu Regional Casa dos Ottoni e descubra os detalhes dessas histórias que se mesclam nessa intrigante exposição!

Fonte: Museu Casa Dos Ottoni