05 AGO 2019
ESF Dona Santinha promove roda de conversa sobre Diabetes, Hipertensão e Colesterol no Ausente de Cima

A equipe de saúde da ESF Dona Santinha, de Milho Verde, junto com alunas do internato rural da UFMG promoveu no dia 22/07 aconteceu uma roda de conversa sobre Diabetes, Hipertensão e Colesterol, na comunidade do Ausente de Cima.

Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e tirar suas dúvidas, recebendo dicas de cuidados.

As doenças crônicas, entre elas a hipertensão, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia), são responsáveis por 74% das mortes no Brasil.

Apesar desta realidade, a maioria das doenças crônicas pode ser prevenida ou controlada, possibilitando viver com qualidade. Para isso é preciso, em primeiro lugar, conhecer a doença e, em segundo, tratá-la de forma correta. O tratamento inclui, além do uso de medicação, mudanças nos hábitos, como alimentação saudável, prática de atividade física, abandono do tabagismo.

Lembre-se que um estilo de vida saudável pode melhorar a expectativa e a qualidade de vida!

Se você quiser conhecer melhor as formas de se prevenir e de evitar os riscos decorrentes das doenças crônicas, procure sua unidade de saúde.