27 AGO 2019
Exposição de fotografias

A AASER – Associação dos Amigos do Serro promove , em setembro. outubro e novembro, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, uma exposição de fotografias sobre a cidade do Serro, reunindo imagens do fotógrafo serrano Felix Tolentino.

Serão expostas  cerca de 70 fotos, que ocuparão dois andares do museu. As fotos  divulgam a beleza da cidade, plantada no alto azul do espinhaço, mostram  como vive o seu povo, as  belezas naturais,  edificações seculares, as igrejas monumentais, a área rural dedicada à criação de bovinos e produção do famoso queijo do Serro.

Denominada Vila do Príncipe, no período colonial, Serro tem mais de 300 anos de história. É a quinta cidade mais antiga de Minas Gerais, e preserva as mesmas características da época barroca. Como diz o escritor serrano Feiz Nagib, “ a mão do progresso não lhe tocou com peso”.

Em 1938 o Serro torna-se a primeira cidade histórica brasileira a ter seu acervo totalmente tombado pelo IPHAN.

O autor das fotografias, Felix Tolentino, descreve o  evento  pelo lado   emocional e  assim o  apresenta:

“Aquilas Genuit” é a mensagem que vem impressa na bandeira do Serro, antiga Vila do Príncipe, cuja tradução “Ninho de Águias” já revela a sua missão de prover a pátria de bens e homens valorosos. O fotógrafo Felix Tolentino quer transmitir, com suas fotos, emoções, lembranças, informações  sobre a cidade, que lugar é esse, como viveu e como vive o seu povo, as belíssimas paisagens, o relicário de tradições que envolve as igrejas, as tortuosas ruas, os chafarizes, o casario colonial, as suas festas populares, as serenatas nas madrugadas e o panorama das áreas rurais, onde são produzidos os famosos queijos do Serro.

Se você viveu ali por algum tempo, se  conhece bem essa terra, compartilhe conosco esse maravilhoso instante pinçado de várias épocas, emocione-se conosco, alegre-se conosco, comemore conosco e deixe que a mesma saudade invada nossos corações. Se você não viveu ali e não conhece o Serro, aceite o nosso convite para, junto a nós e através desse precioso momento exclusivo, se envolver nesse clima de emoção e  alegria.