11 SET 2019
EDITAL DA FEIRA DE ARTESANATO MESTRE ANTÔNIO - 36º Festivale

Morador da comunidade quilombola de São Benedito do Capivari, na Zona Rural de Minas Novas, Antônio Luiz de Matos, conhecido como Antônio de Bastião ou Mestre Antônio, aprendeu desde cedo a necessidade de preservar a cultura de seus antepassados.

Representante das manifestações culturais tradicionais em Minas Gerais, o devoto de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário descobriu o verdadeiro som dos tambores que remetem à cultura dos descendentes de índios e negros que vivem na região.

Com o avô paterno, Mestre Antônio aprendeu o ofício da luteria de tambores e caixas de linha africana. A quem queira aprender, o tamborzeiro orgulhoso do dom que tem passa adiante toda sua sabedoria. "Eu fui agraciado como mestre da área dos tambores, herança dos escravos africanos. Nunca estudei nada. Sou mesmo é um analfabeto, mas nasci com esse dom e gosto de passar esse saber para as pessoas, para conservar a arte de construir e tocar tambores", explica o artista.

Outra marca forte do trabalho de Mestre Antônio é a preocupação com o meio ambiente. Em busca da madeira que melhor reproduzirá o som que cada instrumento precisa, o respeito à natureza está em primeiro lugar. Segundo o artista, a escolha da árvore que vai usar é feita com muito cuidado. "Primeiro, peço licença ao Rei da Mata e analiso o que a natureza permite ser utilizado dentro do Cerrado. Depois, já penso que tem de retornar 100% para a natureza, para dormir tranquilo, pois ela cobra. Aí eu faço meus instrumentos sem prejudicar a natureza, até os cordões que uso são feitos sob medida, para evitar o desperdício", esclarece.

Crente de que as árvores conversam, Mestre Antônio diz que o ser humano perdeu a sensibilidade de escutá-las. Segundo ele, agora as árvores só conversam uma com a outra, em latim, e o vento ajuda nessa comunicação. "Eu tenho amor à terra porque eu vim dela e ela cria os seres humanos".

Para Mestre Antônio, o importante mesmo é respeitar o próximo, independente de raça ou credo. Em sua extraordinária luta pela vida, pela dignidade, pela terra e pela alegria de bem viver ao som de seus os tambores, o luthier de 74 anos continua a abrir caminhos na cultura popular.

Tamborzeiro por tradição, herança e fé, esse artista popular é um mineiro sábio e generoso que respeita a natureza, os seres humanos e as forças divinais.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPEoEBS4R3_9XfMIEp5ron6Zmwi7tKpZE9pErcjfO2M8neqQ/viewform?vc=0&c=0&w=1