12 SET 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeitura e sociedade civil se unem no social.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Serro - CMAS e Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS realizam a VIII Conferência Municipal de Assistência Social em nosso município.

A conferência pública, ocorrida em 11 de setembro de 2019, contou com expressiva participação da comunidade e de usuários das políticas públicas de assistência social.

O objetivo do encontro foi reunir governo e comunidade para debater e decidir, de forma democrática, as prioridades e os rumos da assistência a este segmento carente, que demanda esforço do poder público e da sociedade organizada.

O tema da Conferência: "Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento publico e participação social” foi dividido em três eixos;

I     - Os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciána e à reforma trabalhista.

II    - A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito.

III    - Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS - "Nada sobre nós, sem nos”.

Com esses temas, a Conferência busca estabelecer prioridades e alcançar metas, por meio da troca de experiências e propostas de ações objetivas junto aos governos e à socidedade civil organizada.

Para a Secretária Muncipal de Assistência Social, Dorinha Nunes,”As Conferências não são ações isoladas. Elas são parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública, ao qual a Administração  Municipal de Serro adota, estimula e, principalmente, respeita”. Afirma Dorinha.