24 SET 2019
Semana Florestal em Serro
Fonte: sabervivermais.com

A Semana do dia 21 a 27 de setembro é conhecida como a Semana Florestal.

Como parte do desenvolvimento de ações de educação ambiental, promovidas pelo IEF através da APA das Águas Vertentes e do Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar de Meio Ambiente do Município de Serro, realizaram distribuição de mudas nativas, frutíferas e ornamentais na Praça do Comércio em São Gonçalo do Rio das Pedras. Foram doadas 125 mudas para a população.

As ações visam sensibilizar a população quanto aos cuidados com o lixo, o risco oferecido pelos incêndios florestais e sua relação com a preservação da flora, fauna e das nascentes e cursos d’água.

No próximo dia 25 de Setembro, no distrito de Três Barras da Estrada Real, acontecerá uma ação com a comunidade e com os alunos da Escola Municipal Doralice de Lourdes Coelho.

A ação tem como tema a coleta seletiva, cuidados com o lixo e implicações no turismo e na saúde pública.

Num primeiro instante será ministrada palestra pela Policia Militar de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Meio Ambiente na sede da  Associação, com exposição de resíduos recicláveis e artesanatos feitos com material reciclável. O tema aborda a importância da separação do lixo em seco e úmido e a importância de usar as lixeiras para descarte correto do lixo e consequências de se jogar o lixo na rua e a forma como isso afeta o turismo e a saúde pública.

Logo após será feito um mutirão de limpeza no Poção e Moinho de Dico com catação dos resíduos que estiveram espalhados. A ação contará com apoio do IEF, Associação de Moradores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Policia Militar de Meio Ambiente.

No próximo dia 26 de Setembro, na Comunidade de Capivari, ocorrerá ação com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Desembargador Dario Lins.

A ação trará palestra com o tema "Incêndio Florestal", abordando os riscos e consequências dos incêndios florestais sobretudo no que afetam a vegetação e as águas.

Logo após, será feito um plantio de mudas com os alunos.

Fechando a Semana Florestal, no dia 27 de Setembro, no distrito de Milho Verde, acontecerá uma ação com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira.

A ação terá como tema os cuidados com o lixo e coleta seletiva além de exposição de resíduos recicláveis e artesanatos feitos com material reciclável.

O tema aborda a importância da separação do lixo em seco e úmido e a importância de usar as lixeiras para descarte correto do lixo e consequências de se jogar o lixo na rua.

Logo após a palestra, será feita uma gincana de limpeza do entorno da escola (Rua dos Prazeres e Rua da Amargura).

Finalizando, confecção de lixeiras feitas com poste de eucalipto e latas de 18 litros. Cada lixeira será adotada por uma turma, que fará a manutenção semanal desta, monitorados por sua professora regente.