05 NOV 2019
Mutirão de limpeza e combate ao Aedes Aegypti – 2019/2020

A Vigilância em Saúde em parceria com a Divisão de Meio-Ambiente da Prefeitura Municipal de Serro lança o cronograma de trabalho do Mutirão de limpeza e combate ao Aedes Aegypti – 2019/2020 .

A participação social é fundamental para vencer a luta contra o mosquito da dengue.

Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha!

A realização de mutirões comunitários é uma forma de envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o Aedes aegypti.

Faça a limpeza do seu quintal e receba os agentes para recolhimento do lixo acumulado.

Iniciando os trabalho no sábado, 09 de novembro, os bairros que receberão a equipe serão: Morro do Vento, Morro de Areia, Logradouro e Cidade Nova II.

No domingo, 10 de novembro, os bairros serão: Nossa Senhora Aparecida, Cidade Nova e Chácara do Coqueiro.

Principais tipos de criadouro

• Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;

• Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas;

• Guardar pneus em locais cobertos;

• Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

• Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos escoamentos de água;

• Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;

• Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;

• Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;

• Guardar baldes com a boca virada para baixo;

• Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos;

• Manter limpas as piscinas;

• Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos;

Como eliminar os focos

• Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;

• Jogar as larvas na terra ou no chão seco;

• Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida;

• Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.