12 NOV 2019
A Saúde do homem vai muito além do exame de próstata

O mês de Novembro resgata o cuidado integral da saúde dos homens. A campanha lembra que o cuidado com a saúde deve estar presente em todas as fases da vida, em todos os meses do ano, desde a Atenção Primária à Saúde.

Para homens que não apresentam sintomas, não há regra em relação à periodicidade de consultas médicas. Mas, é aconselhável elaborar um plano de cuidados com um profissional de confiança.

Os cuidados incluem medidas preventivas, como integrar hábitos saudáveis no dia-a-dia, conviver com amigos e familiares, envolver-se na educação dos filhos e participar de atividades culturais ou esportivas.

Essas ações simples poderão melhorar a saúde física e mental do homem e ainda evitar doenças.

E o risco de câncer de próstata?

Embora muito se diga sobre a doença e seus altos índices na população masculina, algumas situações podem ser prevenidas e reduzidas, com base nas necessidades das pessoas.

O que o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomendam é um cuidado frequente, com equipe profissional, por meio de discussões sobre hábitos cotidianos durante toda a vida, para obter um envelhecimento saudável.

Esse cuidado exige ir além de iniciativas de rastreamento. A recomendação é focar na procura de sintomas, ao longo de todo o ano, por ações e serviços, de saúde, a começar pela Atenção Primária à Saúde.

Cuidar da saúde exige atenção e interesse para olhar para si, seja no ambiente doméstico, no trabalho, nos momentos de lazer e em espaços sociais.

Essa atitude proativa e responsável gera impactos reais na sua qualidade de vida e na das pessoas ao seu redor.

Os serviços de saúde são os espaços adequados para tirar dúvidas e obter instruções sobre tudo que envolve sua saúde e estão preparados para orientar as pessoas em situações de estresse, de sobrecarga mental e de outras situações emocionais.

Prevenir é a melhor estratégia para manter o vigor e a saúde em dia.

Pense nisso! Cuide-se!

Saiba mais em http://saude.gov.br/homem