28 FEV 2020
Secretaria Municipal da Saúde informa e esclarece

A Secretaria Municipal da Saúde de Serro informa à comunidade sobre as consequências das fortes chuvas que vem ocorrendo na região, que comprometeram o atendimento regular nas Unidades Básicas de Saúde - UBS dos bairros Morro de areia, Bela Vista e distrito de Mato Grosso e presta conta de suas ações corretivas emergenciais.

Essas Unidades de Saúde, cujas instalações foram inauguradas no final do ano de 2016, vem apresentando, desde então, problemas estruturais decorrentes da construção, que têm sido permanentemente corrigidos pela Administração Municipal.

Entretanto, em decorrência do volume excepcional de chuva este ano, serão necessários reparos mais amplos em toda sua estrutura.

Adiantamos que a Administração Municipal já providenciou a licitação para contratação de empresa especializada para executar a reforma, com cronograma de obras previsto para os próximos dias, a partir dos trâmites legais.

Quanto à continuidade dos atendimentos de saúde e, a fim de garantir o acolhimento à população, informamos:

- Durante o período de reforma da UBS, a equipe de saúde do distrito de Mato Grosso está prestando atendimento na Casa Paroquial do distrito, instalações gentilmente cedidas pelo Padre Paulo Henrique, a quem, em nome da comunidade, manifestamos nossa gratidão pelo gesto de solidariedade.

- A UBS Bela Vista (Rua Velha) também foi atingida pelas fortes chuvas, com forte enxurrada no barranco localizado nos fundos do imóvel.

A Secretaria de Obras do Município está trabalhando incessantemente no local para resolver essa situação. A previsão é que, nos próximos dias, as equipes de profissionais da saúde retornem às atividades normais na própria UBS.

- A UBS Vila do Príncipe (Morro de Areia) foi a mais afetada pelas pesadas chuvas e terá de ser fechada durante o período de reformas.

A Secretaria de Saúde está providenciando a locação de uma casa na própria comunidade e irá transferir, provisoriamente, os atendimentos, garantindo a segurança da equipe, da população e, principalmente, continuar prestando o necessário atendimento de saúde, como vinha ocorrendo, até então, regulamente, no programa de trabalho da saúde.

No decorrer dos trâmites para efetivação da locação do imóvel, o que deverá ocorrer na próxima semana, a equipe estará prestando atendimento à comunidade na sede da Policlínica Municipal.

Os Agentes Comunitários de Saúde dos bairros atingidos informarão aos cidadãos sobre os encaminhamentos e procedimentos.

A Administração Municipal de Serro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde presta os devidos esclarecimentos e mantém seu habitual e intransigente compromisso de prestar o melhor serviço de saúde à população serrana.

Serro – MG, 28 de fevereiro de 2020.