02 MAR 2020

Caros Serranos,

Reportando-nos às críticas veiculadas pelas redes sociais, alusivas à limpeza das ruas, entendemos oportunas algumas considerações.

Primeiramente, temos o dever da verdade em afirmar que as críticas procedem.

Cumpre à Administração Pública, acolhê-las e prestar esclarecimentos sobre quaisquer ocorrências no âmbito desta Gestão Pública, pautada por princípios e valores democráticos.

A perfeita manutenção da limpeza urbana tem sido prejudicada por fatores e circunstâncias os quais estamos atentos e é nosso dever dar a conhecer de todos.

Tradicionalmente, a limpeza/capina era realizada por processo químico. Um método habitualmente adotado por um grande número de cidades vizinhas e de outros Centros urbanos. A partir de questionamentos levantados por setores da própria população, o Município de Serro, passou, então, a utilizar o processo de capina manual.

Por um lado, o processo manual, por óbvio, é mais dispendioso e demorado. Seus resultados efetivos se tornam pouco visíveis.

Por outro lado, vivemos um ano atípico, sob o ponto de vista do clima, o que muito prejudicou o trabalho externo dos servidores.

Além disso, há, em nossa Administração, uma demanda por intervenções urbanísticas emergenciais, hoje, uma das prioridades para o município, pela nossa característica de cidade histórica e de polo receptivo de turismo.

Enfatizamos que o turismo contribui para a circulação de bens e serviços em nosso município. Não obstante as dificuldades, estamos agindo incansavelmente neste sentido.

Determinamos a adoção de uma programação padrão, para cobertura de toda a área urbana, com informação permanente às comunidades envolvidas e investimos recursos na aquisição de equipamentos e ferramentas.

.

Ainda que, com poucos recursos, estamos certos de que a regularização do quadro climático, que tende a melhorar, possibilitará a realização de uma programação mais efetiva.

Agradecemos as manifestações, críticas e considerações pessoais. Elas nos fazem melhor a cada dia, em especial, quando feitas em bom e respeitoso nível.

Por isso somos gratos.

Nosso compromisso está sempre com o melhor fazer!