27 MAR 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Serro cria Comissão de combate aos efeitos da crise do COVID 19.

Com o objetivo de atender às camadas da população mais vulneráveis aos efeitos da crise do COVID 19, a Administração Municipal de Serro criou a “S.O.S. Serro X COVID 19”, entidade nascida para atuar na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Criada pelo Decreto Municipal no 7039, de 25 de março de 2020,  a entidade atuará em conjunto com a sociedade e com amplo apoio do Comitê Extraordinário COVID 19, que tem a responsabilidade de elaborar e executar as políticas públicas emergenciais do município no combate à pandemia,

O objetivo da “S.O.S. Serro” é prestar apoio e amenizar as consequências para a saúde e sustento das pessoas e famílias de baixa renda, segmento mais atingido pela crise causada pelo COVID 19.

A entidade, que angariará recursos e insumos de pessoas físicas e jurídicas, fará uma detalhada busca “in loco” das famílias em estado de vulnerabilidade e aplicará os recursos arrecadados na segurança alimentar, na geração de emprego e renda e na garantia de dignidade das pessoas e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia, em parceria com entidades do terceiro setor.

Presidida pela Secretaria Municipal de desenvolvimento Social, com a participação direta e democrática da comunidade serrana, a “S. O. S. Serro” é composta pelas secretarias municipais de Saúde, Agricultura, Educação e Administração, Fazenda e Planejamento.

Entre as ações imediatas, a entidade fará o credenciamento de entidades interessadas em fazer parcerias e realizará uma ampla campanha de divulgação, sensibilização e acompanhamento da nova realidade social provocada pela crise do COVID 19, além de arrecadação de recursos, em trabalho conjunto.

O Prefeito Guilherme avalia a criação da “S.O.S. Serro” como uma das muitas medidas eficazes, no conjunto de ações de toda a comunidade serrana, para combater as consequências desta crise de âmbito mundial, que afeta diretamente às comunidades de baixa renda do município.

“Neste momento excepcional, não há como não se sensibilizar com a fragilidade da população de baixa renda no futuro. A “S.O.S Serro” não é uma iniciativa exclusiva da Administração Municipal. Pelo contrario, surgiu da iminente necessidade de completa união de toda a comunidade serrana, moradores e os serranos ausentes, que honram a nossa tradição tricentenária de solidariedade e apoio aos cidadãos e famílias em estado de vulnerabilidade”. Afirma o Prefeito Guilherme.

Veja abaixo o Decreto nº 7039 de 25 de Março de 2020, o Edital de Credenciamento e a Portaria 140  de 26 de Março de 2020.