26 ABR 2020
Compromisso com a vida.

Cidadãs e cidadãos serranos:
Neste momento de enfrentamento ao Covid 19, compartilhamos as necessidades de cada setor produtivo em sua sustentação e a importância de garantir a circulação de bens e serviços que movem a economia em nosso município.  Cada um de nós, sem exceção, ressente, à sua maneira, dessas urgências. Democraticamente, esclarecemos a situação atual e reiteramos nosso constante diálogo com a comunidade:
A Vida
- Compromisso primordial da própria civilização, das pessoas, famílias, instituições privadas e públicas e de toda comunidade organizada é defender a vida, especialmente em situação excepcional, quando ela é francamente ameaçada.
A Vida Em Serro
– O Comitê Extraordinário Covid 19 – Serro, democraticamente composto e criado consoante às diretrizes estaduais, federais e conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde, tem por obrigação tomar medidas possíveis, necessárias frente à ameaça à saúde e à vida das pessoas provocada pela pandemia, de forma organizada. Não agimos pelo o que achamos ou entendemos ser o melhor para nós. Agimos por princípios humanitários. Qual é o preço da vida? Quanto vale apenas uma vida?
Salvar a vida em nosso município
- As mortes provocadas pela contaminação da covid 19 já se avizinham, como nos municípios de Rio Vermelho e Presidente Juscelino e outros no Norte de Minas. Infelizmente, a infraestrutura de atendimento à saúde de nossa região é insuficiente para atender às preocupantes estatísticas de crescimento de vítimas.
Legalidade
- As determinações contidas no Decreto Municipal 7060, de 17 de abril de 2020, que toma medidas de enfrentamento e contingenciamento frente à epidemia no âmbito do Município de Serro e altera nossa rotina diária, tem como suporte a sentença da Juíza de Direito da Comarca, que por sua vez, ecoa as normas legais vigentes em âmbito estadual e federal, além de acordos oficiais internacionais. Não é, portanto, da competência do executivo municipal alterar seus dispositivos sem oferecer, como contrapartida, justificativas e estrutura local/regional para resguardar a população dos efeitos da pandemia.
A medida segura
- Ainda que gere prejuízos de toda sorte, o distanciamento social é, atualmente, a única medida considerada segura em todo o mundo para prevenção contra o alastramento da doença. Somente o compromisso de cada cidadão, de cada família, de cada negócio, será capaz de evitar um cenário devastador de mortes, como já mostram os tristes quadros em diversos países e, no caso do Brasil, crescendo assustadoramente.
Diálogo com a comunidade.
- De forma serena, madura e responsável, não nos afastaremos do diálogo franco e transparente com todos os segmentos da comunidade. Vamos juntos projetar condições futuras que amenizem os efeitos da pandemia, que já são desastrosos para a economia. Sabemos que as consequências não terão solução simples.
Para isso, a comunidade serrana conta com a solidariedade e o bom senso de cada cidadão, de cada família e de suas instituições. Contamos com a união de todos contra esta pandemia da qual hoje, somos potenciais vítimas; e que, por ironia, é democrática.
Somos todos iguais perante ao Corona Virus.
Administração Municipal de Serro
2017/2020

Leia o Decreto N° 7060 na íntegra logo abaixo.