06 MAI 2021
Prefeitura Municipal de Serro e o Ministério Público de Minas Gerais celebram acordo para a proteção de cães e gatos no município.

O Município de Serro, representado pelo Prefeito Epaminondas Pires de Miranda e pelo Procurador Jurídico Ruidielly Figueiredo, e o Ministério Público de Minas Gerais, representado pela Promotora de Justiça, Drª Luísa Carla Vilaça Gonçalves Guimarães, celebraram acordo com o objetivo de implantar um programa de controle populacional ético e humanitário de cães e gatos em área urbana e de construir um Centro de Acolhimento Transitório e Adoção (CATA).

O Acordo, assinado no dia 06 de maio de 2021, prevê em seus termos o compromisso do Município em realizar a castração periódica de cães e gatos.

Além da castração, o município se comprometeu a promover campanhas de conscientização da população acerca dos conceitos de guarda responsável de animais domésticos e a realizar campanhas de adoção.

A situação dos animais de rua é uma grande preocupação do Executivo Municipal que não medirá esforços para implementar políticas ambientais e de saúde para a população de cães e gatos.

Uma Instituição que tem feito um brilhante trabalho com os animais abandonados nas vias da cidade é a ONG Serro Guardiões da Rua, representada por Shirley Cristina Nunes.

Para Shirley, o mais viável para o controle dos números de animais de rua é a educação e conscientização da população junto a castração.

“Viável é educação nas escolas, é ensinar a não abandonarem seus cachorros na rua e a castração. Uma cachorra de seis em seis meses pode parir até dez filhotes.” Afirma Shirley.

“Nós estamos aqui para ser parceiros da Gestão Pública. É pra tá junto mesmo. Toda comunidade que trabalha junto da Gestão Pública é uma comunidade que vai bem.” Ressalta Shirley.

“Hoje temos recebido diversas reclamações sobre os animais abandonados. Muitos relatos da comunidade é sobre os cães que estão correndo atrás de motociclistas e ciclistas. Sabemos que o abandono de animais é um grave problema de Saúde Pública e estamos totalmente comprometidos em resolver essa situação.” Afirma o Prefeito Nondas.

“Nossa intenção com a assinatura desse acordo com o Ministério Público é, primeiramente, cuidar do bem estar dos animais, que não têm culpa da situação em que vivem e, em segundo, conscientizar nossa população que o abandono não é alternativa em hipotese alguma. Hoje nós temos um canil que atende uma parcela pequena da demanda que temos. Com a implantação do CATA, conseguiremos aumentar o atendimento e direcionar os animais para adoção. Além, é claro, da implantação da Sala de Castração que atenderá toda a comunidade serrana. Conscientização da comunidade, castração e adoção. Essa é a forma como resolveremos essa situação.” Finaliza Nondas.