02 SET 2021
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Agricultura familiar: debate entre entidades visa a expansão produtiva em Serro

O Prefeito de Serro, Nondas Miranda e o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Moisés Barbosa, receberam representantes da Cooperativa Das Famílias Agricultoras Do Serro – COOPEFAS e da Emater-MG para tratativas acerca da Fábrica de Farinha, sede da Cooperativa e desenvolvimento da produção agrícola familiar no Município.

O encontro, ocorrido no gabinete do Prefeito, teve como pauta principal, a discussão sobre os arranjos produtivos já existentes no município e a possibilidade da produção de novos insumos, como a diversificação da fruticultura, entre outros.

Um dos desdobramentos da reunião, será o agendamento de uma visita a municípios que possuem produção diversificada em área atendida pela CODEVASF, de forma a promover um intercâmbio entre os produtores serranos e os produtores locais.

Presentes na reunião, a Presidenta da COOPEFAS, Maria Gerlandes, a Advogada da COOPEFAS, Virginia Brandão, os Conselheiros Fiscais, Silvia Moreira e Júlio César Xavier e os técnicos agropecuários da EMATER-MG, Jair Pimenta e José Aparecido Martins da Silva.

“Temos na agricultura familiar, a fonte de subsistência de cerca de 1200 famílias serranas. É algo que não podemos fazer vista grossa. Sabemos dos desafios enfrentados por esses produtores desde a falta de água à falta de incentivos para ampliação e melhoria da produção. Esse debate entre as entidades visa propor novas ideias e buscar soluções e investimentos para desenvolvimento das atividades dos produtores, e, consequentemente, gerar maior renda e lucro a eles.” Afirma o Prefeito Nondas.