16 SET 2021
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Agricultura Familiar: intercâmbio entre produtores rurais dos municípios de Serro e Diamantina

A Prefeitura Municipal de Serro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou intercâmbio técnico entre produtores rurais de Serro e produtores de Diamantina.

Os representantes serranos estiveram em duas agroindústrias em comunidades de Diamantina: Agroindústria Ypê Amarelo em Inhaí, focada na produção de mel, e a Agroindústria Sabor do Vale na Comunidade Maria Nunes, especializada na produção de polpa de frutas.

O intercâmbio tem, dentre seus objetivos, analisar os diferentes métodos utilizados pelas agroindústrias, desde a produção pelos agricultores familiares até a embalagem e direcionamento para o mercado.

Além disso, o encontro propriciou troca de experiências entre os produtores, que puderam discutir sobre os problemas que enfrentam, as cadeias produtivas e todo o processo organizacional das entidades.

“Trouxemos nossos produtores para conhecer essas agroindústrias, para que eles vejam o funcionamento geral, além de poderem conversar com os produtores locais. No município de Serro iremos implantar a Agroindústria de Farinha de Mandioca, mas tendo essa visão de outros mercados, podemos nos inspirar na expansão e diversificação de nossa produção. Temos um solo rico e que produz diferentes produtos, o que nos permite pensar em diferentes culturas.” Afirma o Prefeito Nondas.

Presentes no encontro, estiveram, além do Prefeito de Serro, Nondas Miranda, o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Moisés Barbosa, a Presidenta da Cooperativa Das Famílias Agricultoras Do Serro - Coopefas, Maria Gerlandes Coelho Lopes, do Distrito de Três Barras, a produtora rural Silvia da Conceição Santos Moreira, também do Distrito de Três Barras, o Conselheiro da COOPEFAS, Júlio César Xavier, os produtores Rodrigo Paulino e Matheus Rocha, da Comunidade Quilombola de Baú, as produtorasDirlene das Mêrces Veríssimo e Deisimara Vírissimo dos Reis, da Comunidade Quilombola do Ausente e o técnico agropecuário da EMATER-MG, José Aparecido Martins da Silva.

A comitiva serrana foi recepcionada pelo Prefeito de Diamantina Juscelino Roque, pelo Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, Edilson de Almeida, pelo Presidente da Câmara, Edivan Soares e pelo Extensionista Agropecuário da Emater, Leandro Fernandes Oliveira e pelo agricultor familiar Elisandro Aparecido.

Encerrado o encontro em Diamantina, a comitiva serrana parte em viagem para Montes Claros, onde encontrarão com produtores locais e visitarão diferentes propriedades e seus respectivos arranjos produtivos, da área de abrangência da CODEVASF.

“Estamos felizes de poder propiciar aos nossos produtores essa visão de outros meios produtivos. Essa atividade nos permite expandir nosso projetos e, quem sabe, podermos implantar em nosso município as idéias que estão dando certo nesses locais. Em outro momento, dentro do possível, traremos mais produtores para ter essa experiência. Temos na agricultura familiar uma das prioridades de nossa Gestão e continuaremos investindo e desenvolvendo esse setor.” Conclui o Prefeito Nondas.