07 OUT 2021
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS: O ELO DA SAÚDE PÚBLICA E O CIDADÃO

No último dia 4 de outubro foi celebrado, em todo o Brasil, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e o Dia Nacional do Agente de Controle de Endemias.

A instituição dessa data tem o objetivo de homenagear e valorizar os profissionais que garantem o acesso aos serviços públicos de Saúde.

Diariamente os ACSs e ACEs estão nas ruas, cuidando de cada cidadão do Município, com orientação, informação e prevenção de doenças, além do cuidado com os animais e ações voltadas para o controle de praga.

O agente comunitário da saúde (ACS) é responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família.

Já o agente de controle de endemias (ACE) é responsável por identificar as condições favoráveis à existência de focos para a proliferação de enfermidades. Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas. Ele também atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

A Administração Municipal agradece e parabeniza aos profissionais, verdadeiros guerreiros, que diariamente enfrentam situações desfavoráveis, mas que seguem mudando e cuidando das vidas serranas em um exaustivo, mas nobre trabalho.