25 MAR 2022
SAÚDE
Atualização de protocolos de prevenção e enfrentamento da COVID-19 é tema de reunião do Comitê Extraordinário COVID-19 de Serro

Os membros do Comitê Extraordinário COVID-19 de Serro se reuniram para discutir a atualização dos protocolos de prevenção e enfrentamento da COVID-19 utilizados no Município.

A reunião, ocorrida na última terça-feira (22), contou com a presença de Fagner Toledo, que prestou apoio na revisão e atualização dos protocolos serranos e apresentou o resultado do trabalho aos membros do Comitê.

A proposta de revisão dos protocolos de prevenção e enfrentamento da COVID-19 se deve ao atual cenário de estabilidade dos indicadores e a tendência de queda no número de casos, óbitos e hospitalizações decorrentes da doença no Município.

“Foi uma excelente reunião. Fagner nos esclareceu muitos pontos essenciais acerca da COVID-19 em si e de nuances da prevenção e enfrentamento da doença. Dois anos após o início da pandemia, com a população mais bem esclarecida e com o aumento da cobertura vacinal, vemos a necessidade de enxugar os protocolos serranos. Hoje temos protocolos para cada setor da economia e com essa atualização, unificaremos todos em um único protocolo, com medidas gerais e específicas, trazendo informações atualizadas acerca da doença, transmissão, medidas de prevenção, entre outras. Todo o protocolo contém informações embasadas em evidências cientificas provindas da OMS, CDC, OPAS e outras instituições de saúde.” Comenta a Diretora da Vigilância em Saúde, Jamaiane Fernandes.

Fagner Toledo é Bacharel em Direito pela UFMG/UMA, Bacharelando em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG e estagiário do Internato Rural no Município de Serro, prestador de serviço na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Assessor da Subsecretaria de Vigilância Em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e membro do GT-COVID Instituto Guaicuy.