31 MAR 2022
SAÚDE
Protocolos Sanitários de Prevenção e Enfrentamento da COVID-19 de Serro são revisados e atualizados
O Comitê Extraordinário COVID-19 de Serro, por meio da Vigilância em Saúde, publica versão revisada e atualizada dos Protocolos Sanitários de Prevenção e Enfrentamento da COVID-19 utilizados no Município.

No dia 22 de março, em reunião extraordinária, os membros do Comitê discutiram a proposta de revisão dos protocolos sanitários do Município avaliando o atual cenário de estabilidade dos indicadores e a tendência de queda no número de casos, óbitos e hospitalizações decorrentes da doença em Serro.

Com a revisão, os protocolos sanitários, anteriormente divididos em 12 protocolos diferentes, foram unificados em um único documento, que aborda medidas higiênico-sanitárias de controle e prevenção gerais e específicas, trazendo informações atualizadas acerca da doença, transmissão, medidas de prevenção, entre outras.

Todo o protocolo contém informações embasadas em evidências cientificas provindas da OMS, CDC, OPAS e outras instituições de saúde.

Junto ao Protocolo Municipal, também está disponível a versão 7 do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, atualizado e revisto pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o novo Decreto Municipal nº 130/2022 de 31 de março de 2022, que dispõe sobre as medidas de prevenção, enfrentamento e contingenciamento no âmbito do Poder Executivo Municipal devido à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) e dá outras providências.

A adoção das medidas preventivas presentes nos Protocolos, se tornam indispensáveis para o desenvolvimento seguro das atividades comerciais e para a viabilidade e continuidade do trabalho, minimizando assim, os potenciais riscos para a transmissão viral.
Nesse sentido, os Protocolos caracterizam um compromisso de responsabilidade firmado entre a Administração Pública e a sociedade em geral.

Leia o novo Protocolo De Prevenção A Covid-19 Do Município De Serro-Mg, o novo Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais do Estado de Minas Gerais e o Decreto nº 130/2022 abaixo.