05 ABR 2022
Curso de História do Serro "De Arraial a Cidade: 1702-2022"
"Bem no início do século XVIII, se formou um povoado estrategicamente localizado sobre a serra do Espinhaço, na borda do caminho que ligava a nova área mineradora à Bahia. Desde então, a população local era biológica e culturalmente diversa, formada por gente de variada 'qualidade' (índios, portugueses, brancos nascidos no Brasil, negros, pretos, crioulos, mestiços, pardos, mulatos, cabras, caboclos, etc.) e 'condição' jurídica (livres, escravos e libertos), como na época se classificava e se distinguia indivíduos e grupos sociais."

Este curso tem como objetivo apresentar informações sobre a história do Serro (Minas Gerais), destacando trajetórias de pessoas que desempenharam papel primordial na construção daquele universo cultural, mantendo tradições e conhecimentos antigos, operando adaptações e fusões, em dimensões históricas. Como Jacinta de Siqueira, “celebre mulher africana”, que, antes de tantas outras ex-escravas enriquecidas nas Minas, ascendeu econômica e socialmente em plena realidade escravista, tornando-se referência regional.  As aulas serão ministradas por mestres, doutores e professores de Universidades do Brasil e dos Estados Unidos, no formato virtual, via Google Meet.

cursodehistoriadoserro@gmail.com

Imagem
Livro Primeiro da Receita da Fazenda Real destas minas do Serro do Frio e Tucambira (1702-1720). Arquivo Público Mineiro – APM. Notação: CC-1002.