23 MAI 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
EDUCAÇÃO
Parceria entre Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Educação debate o ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES em Serro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Educação, realizaram atividades de conscientização e discussão durante a Semana Nacional Contra o ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES em Serro.

No Brasil, a data de 18 de maio foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesse dia, no ano de 1973, em Vitória, capital do Espírito Santo, Araceli Cabrera Crespo, 8 anos, foi sequestrada, estuprada e morta. Seu corpo foi encontrado em uma mata nos fundos do Hospital Infantil de vitória, completamente desfigurado e com marcas de violência. Embora tenha sido um crime hediondo, ninguém foi condenado.

Diante da repercussão do Caso Araceli, o dia 18 de maio foi reconhecido como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de informar, sensibilizar, mobilizar e convocar a sociedade a participar da causa em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. (Fonte: childhood.org)

Visando trazer a discussão para as crianças e adolescentes de Serro, foram realizadas rodas de conversas e atividades diversas em todas as escolas municipais de Serro, além de integração entre as equipes da Secretaria de Educação e Conselho Tutelar.

Em algumas escolas municipais foram realizadas também, apresentações de história com fantoches, abordando ludicamente a temática.

Nas Escolas Estaduais, foram realizadas intervenções sobre o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” pelas equipes do CRAS, CREAS, Proteção Social Especial e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Complementando as atividades da Semana, foram realizadas abordagem e intervenção nas Unidades Básicas de Saúde do Município debatendo o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

No dia 18 de maio, data central da campanha, foram realizadas Blitz Educativas pelas equipes do CRAS, CREAS, Proteção Social Especial e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Educação nos bairros: Machadinho, Logradouro, Lazareto, Morro de Areia, Morro Centenário, Novo Rosário e Morro da Páscoa.

“Precisamos trazer destaque a esse debate. Muitas de nossas crianças e adolescentes passam por diversos tipos de violência, mas desconhecem ou ainda nem imaginam que possam estar sofrendo algum tipo de violência ou abuso. Nossa sociedade precisa se conscientizar de nossos direitos e deveres ao cuidar de seus filhos e realizar essas atividades leva a discussão para diversas camadas da nossa sociedade.” Comenta a Secretária de Desenvolvimento Social de Serro, Paola Miranda.

“Agradeço imensamente a todas às equipes e servidores municipais que nos ajudaram a realizar as atividades e nos colocamos à disposição para tirar dúvidas, realizar o acolhimento e denúncias. A população tem em nossos equipamentos, um porto seguro para quaisquer eventualidades.” Finaliza Paola.

Caso queira estudar ou trabalhar o tema, leia a cartilha “Entender para compreender - A violência e o abuso sexual contra crianças e adolescente”, disponível em: https://www.serro.mg.gov.br/arquivos/entender_para_compreender_-_a_violencia_e_o_abuso_sexual_con_23100342.pdf