01 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SAÚDE
Município de Serro conclui com sucesso mutirão de castração e microchipagem de cães e gatos
A Coordenadoria de Controle de Zoonoses e a Vigilância em Saúde de Serro, em parceria com a Aliança Juizforana Pela Defesa dos Animais – AJUDA, realizaram mais um mutirão de castração e educação ambiental e humanitária e ação de microchipagem em Serro.

Através da Equipe da ONG AJUDA – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais, a Prefeitura Municipal realizou a esterilização e a microchipagem de cães e gatos em trabalho que contemplou cerca de 400 animais no total.

Para a ação foram priorizados animais de rua, tutores de baixa renda/cadastramento único, tutores que tiverem adotados animais em situação de rua e tutores de animais semi-domiciliados e contou com grande adesão de toda a comunidade serrana.

O mutirão é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Serro, a ONG AJUDA – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais, ONG Serro Guardiões de Rua, viabilizada pelo Deputado Estadual Noraldino Jr e pela Anglo American.

Além da castração, foi realizada ação do Programa Estadual Conheça Seu Amigo, onde os animais castrados receberam microchips, de forma a identificar a população de cães e gatos do Município de Serro, em consonância com as políticas públicas do Estado de Minas Gerais.

“Realizamos mais um mutirão de castração e para nós é motivo de extrema felicidade, tanto pela adesão da comunidade serrana, quanto pela qualidade do serviço desenvolvido. No ano passado, castramos cerca de 280 animais e nesse mutirão foram cerca de 400. Um sucesso de participação.” Exalta o Prefeito Nondas.

“Castrar é uma forma de controlar o crescimento desordenado da população de cães e gatos, além de ser uma forma de prevenir doenças e tumores em nossos animais e agradeço imensamente à equipe que se deslocou para nosso Município, à nossa equipe que prestou um trabalho de excelência junto à ONG AJUDA e ao Deputado Noraldino Jr. e a Anglo American, que viabilizaram mais este mutirão em Serro. Reafirmamos nosso compromisso com a Saúde Pública e, juntos, com o Deputado Noraldino, promoveremos novos mutirões.” Encerra o Prefeito.