21 JUN 2022
SAÚDE
9ª Conferência Municipal de Saúde de Serro/MG propõe metas e planejamento para a Saúde Pública do Município nos próximos anos

Debater a Saúde Pública é um dever e direito de toda a população atendida pelos equipamentos da Saúde Municipal.

E com o intuito de expandir essa discussão, a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho de Saúde realizaram a 9ª Conferência Municipal de Saúde em Serro.

O evento, pautado no tema “Planejamento da saúde para além da pandemia”, reuniu autoridades, profissionais, representantes do Conselho Municipal de Saúde e usuários do SUS, para discutir as políticas públicas da Saúde e o planejamento de implantação no município de Serro para os próximos anos, em meio a intenso debate em diferentes eixos temáticos.

A mesa de honra foi formada pelo prefeito Nondas Miranda, pela Secretária Municipal de Saúde Karina Pertile, pela representante da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina Cleya da Silva Santa Cruz, pelo Presidente da Câmara Municipal Márcio Cândido Alves, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Maria Fonseca e pela representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais Silma de Lourdes Oliveira.

Em seus emocionados discursos, os componentes da mesa exaltaram o trabalho de excelência desenvolvido pelos Profissionais da Saúde frente à Pandemia da COVID-19 e aos desafios enfrentados.

Ressaltaram ainda o espírito de perseverança e de bravura que cada profissional teve ao defrontar uma doença desconhecida, colocando-se em risco, mas mantendo-se firmes no desenvolvimento de suas atividades frente à Saúde Pública.

Na sequência, a Secretária Municipal de Saúde de Serro, Karina Pertile apresentou dados e resultados obtidos nos últimos anos pela Secretaria de Saúde e equipe e ressaltou a importância do momento como uma oportunidade democrática de contribuição para a melhoria da política pública de saúde.

A Conferência contou com palestra da representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Silma de Lourdes Oliveira que abordou o SUS e sua história, além de diversos aspectos para um planejamento eficiente da Saúde nos Municípios pelas gestões municipais.

Durante a conferência foram formados grupos que elaboraram propostas em diferentes eixos temáticos, as quais foram aprovadas na plenária final e serão utilizadas pela Secretaria de Saúde e Conselho de Saúde como parte do planejamento para os próximos anos no que tange a saúde pública, suas metas e políticas a serem implantadas.

Abrilhantando o Evento, o Músico Serrano Juraci Felix dos Reis agraciou os presentes com músicas nacionais variadas, além da execução do Hino do Serro.

Os organizadores da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Serro/MG agradecem a ampla participação da população e profissionais da saúde e à COPASA pelo apoio com a disponibilidade de água para os presentes durante todo o evento.

Veja as fotos da Conferência em nossa galeria abaixo.

21/06/2022