04 AGO 2022
SAÚDE
Secretaria de Saúde promove atividades voltadas para saúde física da população serrana com problemas de coluna

#500DiasdeGoverno

A Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de promover a saúde física dos cidadãos serranos desenvolve diversas ações e grupos nas Unidades de Saúde, Academias ao Ar Livre e na Academia da Saúde de Serro.

Em Serro, a Academia da Saúde está localizada no Serro Tênis Clube e é um ponto de encontro para práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outras atividades, contribuindo para a promoção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população, sobre supervisão da educadora física Patrícia Ferreira e profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Um desses grupos é o “Grupo de Coluna”, promovido pela fisioterapeuta Adriene Silveira que tem o objetivo de realizar exercícios de postura, alongamento e fortalecimento muscular.

O Grupo de Coluna é um grupo formado por pessoas que possuem ou já possuíram algum problema na coluna e que recebem orientação de uma fisioterapeuta especializada duas vezes por semana, às segundas e terças-feiras, às 07h.

O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população.

Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados e como pontos de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalecem as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia Saúde da Família, os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e a Vigilância em Saúde.