12 JAN 2018
Lixo Nota 10
Exemplo de cidadania é reconhecer os restos que cada um de nós produz. O lixo quando bem processado, traz benefícios para o meio-ambiente, para a saúde humana e torna a cidade mais limpa e mais bonita.

Campanha da comunidade de Serro para promover o dia-a-dia do cidadão com o máximo de respeito ao meio ambiente e às pessoas.

É certo que o cidadão precisa cobrar atitudes do poder público, mas o que nós mesmos estamos fazendo?

É no comportamento do indivíduo que se encontra boa parcela da responsabilidade de fazermos um mundo melhor.

Qual é o tratamento que damos, diariamente, ao lixo que nós mesmos produzimos?

O Serro tem mais de 21 mil habitantes. Segundo o IBGE, cada um cidadão comum gera, mais ou menos, meio quilo de lixo por dia.

Cerca de 64% deste lixo se refere a material compostável, que pode ser transformado em adubo orgânico. Destes, 26% lixo pode ser reciclado.

Apenas 10% de todo o lixo é que vira rejeito de fato.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Serro separa diariamente o material no aterro controlado do município.

Se cada um de nós, em casa, no seu comércio ou repartição, separar o lixo seco do lixo úmido, essa pequena atitude diária trará benefícios par todo mundo. Ganha a cidade, ganha sua saúde e ganha o meio ambiente.

Separe as sacolinhas para recolher o lixo. Uma para o lixo seco, que são plástico e metais; e outra para o lixo molhado, o lixo orgânico.

Ensine seus filhos, desde já, a terem este hábito saudável. Lixo corretamente descartado é lixo nota 10.

Um grande exemplo de cidadania é reconhecer os restos que cada um de nós produz.

O lixo quando bem processado, traz benefícios para o meio-ambiente, para a saúde humana e torna a cidade mais limpa e mais bonita.

Separe o lixo seco do lixo úmido:

➡️Lixo Seco

▶️Latas de Refrigerante
▶️Garrafas PET
▶️Copos Descartáveis e Canudinho
▶️Recipientes de Vidro
▶️Caixas de Leite e Suco
▶️Jornais, Revistas e Panfletos
▶️Folhas de papel e envelopes.

➡️Lixo Úmido

▶️Restos de Alimentos
▶️Cascas de Frutas
▶️Tocos de Cigarro
▶️Papel Higiênico e Guardanapos Usados
▶️Pó de Café
▶️Fitas Adesivas
▶️Resíduos de Jardinagem

Atente para os horários que o caminhão de lixo passa na sua porta! Assim você evita a incidência de ratos e cachorros de rua rasgando seu lixo.

Faça sua parte. Compartilhe com todos este bom hábito!

Local: Serro/MG