07 MAI 2018
COMUNICAÇÃO
Dia do Silêncio

No dia 7 de Maio é celebrado O Dia do Silêncio.

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, a queda da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Além de consequências físicas, o excesso de ruídos também prejudica a concentração e eleva os níveis de estresse. Por este motivo, o Dia do Silêncio convida as pessoas a separar uns minutos durante o dia para desfrutar do total silêncio!

Desligue a música. Desligue a TV. Fuja das buzinas. Fuja das discussões. Hoje devemos buscar aquilo que é tão difícil de conseguir no cotidiano da vida moderna: alguns minutos de total silêncio.

Faça uma meditação ou simplesmente permaneça um período, se possível, em um ambiente longe dos constantes ruídos que você está acostumado a ouvir diariamente. Experimente esta prática por alguns minutos e sinta esta diferença. Você vivenciará a grandeza do silêncio e passará a valorizá-lo como fator de aumento da qualidade de vida física e mental.

O silêncio é uma arma contra o stress e essencial para recuperar as “energias mentais”. Aproveite o Dia do Silêncio para falar consigo mesmo por uns minutos.

Não existe consenso sobre a origem do Dia do Silêncio, mas supõe-se que tenha surgido popularmente a partir da inspiração provocada pela praticas milenares da meditação.

O filósofo norte americano William James, um dos fundadores da psicologia moderna, definiu a essência do silêncio na seguinte frase: “o exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”.