24 MAI 2018
COMUNICAÇÃO
Petição eletrônica facilita a vida do cidadão

Serviço digital não tem horário de atendimento

Agora está mais fácil encaminhar documentos ao Ministério das Cidades. A partir deste mês é possível protocolá-los por meio da internet. O Peticionamento Eletrônico, já em pleno funcionamento, faculta aos cidadãos o registro da documentação de casa, escritório ou de qualquer lugar, independentemente do horário de atendimento.

A modalidade integra a segunda fase do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), implantado em 2016.

O Protocolo do Ministério das Cidades recebe, em média, 100 documentos por dia. A digitalização é uma das etapas mais demoradas. “Essa tecnologia vai encurtar o trâmite em mais de 70%”, avalia a Chefe de Divisão, Camila Carvalho Corte. A próxima etapa, explica a arquivista Lucélia Alves, é a implantação do módulo de pesquisa pública para o usuário.

Participação - Pessoas físicas ou jurídicas que participem ou tenham demandas na condição de interessados em processo administrativo podem se cadastrar e acompanhar todo o processo pelo site.

Passo a passo

1º - Acesse https://sei.cidades.gov.br/externo
2º - Clique em “clique aqui se você ainda não é cadastrado”. Você será destinado a uma página de orientações. Leia atentamente!
3º - Acesse “clique aqui para continuar”;
4º - Preencha os dados do formulário e crie sua senha;
5º - Após finalizar o cadastro verifique e-mail de confirmação com orientação sobre a documentação necessária;
6º - Seu cadastro estará concluído após análise dos documentos pelo Ministério das Cidades.

Fonte: Ministério das Cidades