14 JUN 2018
Visita à UTC de Serro.
Prefeitura de Serro faz visita à Unidade de Triagem e Compostagem – UTC.

A visita técnica, que ocorreu dia 12 de junho, é parte do Projeto de Educação Ambiental -LIXO NOTA 10, desenvolvido pela Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O encontro tem o propósito de  apresentar subsídios aos Agentes Comunitários de Saúde para orientarem a comunidade na separação do lixo seco (material reciclável) e do lixo úmido (rejeitos não recicláveis).

Participaram da visita, técnicos e servidores da Secretaria da Saúde, do Centro de Referência em Assistência social - CRAS, da Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da área de Segurança do Trabalho, órgãos da Prefeitura de Serro.

A UTC é operada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Serro, que realizam a triagem dos resíduos sólidos urbanos. Quatorze famílias de Serro obtém sua renda através da venda dos materiais recicláveis encontrados no lixo dedicando sua força de trabalho em favor da sustentabilidade sócioambiental do município.

O projeto LIXO NOTA 10 foi criado no ano passado pela Prefeitura de Serro para promover ações de sustentabilidade sócioambiental. Uma das ações é desenvolver na comunidade o hábito saudável de separar o lixo por categorias.

As estratégias incluem campanhas na mídia e nas redes sociais, além de ações pontuais em diversos segmentos da comunidade ligados direta ou indiretamente na produção e tratamento dos resíduos.