Ir para conteúdo principal

• T
  • Q

31/07/2018 às 11:31:00
Diamantina e Serro assinam Protocolo de Intenção de Irmandade de Municípios.

Os Prefeitos Juscelino Brasiliano Roque, de Diamantina e Guilherme Simões, de Serro assinam Protocolo de Intenção de Irmandade e fortalecem os laços de amizade e fraternidade entre os municípios, que trazem mais de 300 anos de harmonioso convívio.

O ato de irmanação entre os municípios é a consolidação dos laços de amizade e fraternidade que unem as cidades de Diamantina e Serro há mais de três séculos, num convívio respeitoso entre suas populações.

A irmandade é simbolicamente representada por dois ilustres Serranos: Francisca da Silva, a Chica da Silva – Escrava liberta, que quebrou paradigmas de uma sociedade aristocrática do antigo Arraial do Tijuco (Diamantina); e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, considerado um dos maiores compositores de música sacra do século XVIII das Américas. Lobo de Mesquita viveu também no antigo Arraial do Tijuco, onde compôs grande parte de suas obras e foi organista titular da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Outros ilustres brasileiros originários da região foram fundamentais para a liberdade e desenvolvimento do Brasil. Entre eles, o Jornalista serrano, Teófilo Ottoni e o Estadista diamantinense, Juscelino Kubistchek, personagens que deixaram seu legado e contribuíram para a formação cultural e histórica do território.

Diamantina e Serro compõem ainda o território comum, que acolheu grandes viajantes e pesquisadores do velho continente, no século XIX, como o naturalista francês, Auguste de Saint Hilaire. O naturalista documentou a grande afeição pelas nossas terras e sua gente, pelo alto grau de cultura e de hospitalidade encontrados nestas províncias.

A assinatura do protocolo de Irmandade, que tem como proponente o Projeto Caminho de Saint Hilaire, representa a visão de futuro que emana dos dois municípios.

Consolidou-se um único corredor turístico, cultural, histórico, gastronômico, ambiental e medicinal-holístico unindo definitivamente Diamantina e Serro, duas joias do barroco mineiro, brasileiro e mundial, trazendo um grande impulso para o desenvolvimento na região.

A solenidade de assinatura do protocolo de intenção de irmanação dos municípios, firmado entre os Prefeitos de Diamantina e Serro, oficializa a data de 28/07/2018, como celebração oficial desta irmandade e fraternidade e enriquece, ainda mais, a Vesperata, importante evento cultural musical de Diamantina.

Presente também na solenidade, o Adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para Minas Gerais, o Sr. Philippe Makany.

Publicado: 31 de JULHO de 2018
Diamantina e Serro assinam Protocolo de Intenção de Irmandade de Municípios.

Logo Rodapé

Localização Localização:
Praça João Pinheiro, 154 - Centro
Serro / MG - 39150-000
Contato Telefone para Contato:
Atendimento Horário de Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 09:00 as 15:00 horas
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.