21 SET 2018
13º FESTIVAL DO FRANGO CAIPIRA - De 31 de outubro a 4 de novembro
São Gonçalo era um homem de muita alegria, gostava de cantorias e de rodas de viola, tocava a guitarra portuguesa e a usava para propagar a Palavra de Deus. Por isso, ele é considerado também o padroeiro dos violeiros.

São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Serro, localizado a 22 quilômetros da sede da cidade histórica mineira, e 338 de Belo Horizonte, promove a 13ª edição do Festival de Frango Caipira,  entre 31 de outubro e 4 de novembro,  reunindo o que há de melhor na cozinha das Minas Gerais, apresentando doze pratos recheados de ingredientes regionais, servidos em seis restaurantes localizados em uma das mais belas atrações turísticas do estado.

Além do frango ao molho pardo, servido em todos os etabelecimentos que participam do evento, o visitante poderá degustar os mais variados sabores que vão dos tradicionais frango caipira com pequi; com quiabo, galinhada e acompanhamentos atrativos aos mais diversos paladares como galinha caipira acompanhada de ervas e polenta;  ao molho de jabuticaba; galopé ao limão rosa com broto de bambu;  na rapadura, alfavaca e purê de fava com queijo, entre outros.

ttt

Dia 1º de novembro (quinta-feira) - haverá oficinas com montagem de pratos, de 10 às 15, horas, com os chefs locais:

Jovelina:  Frango ao lobo

Pescoço: Frango na rapadura e alfavaca e purê de fava com queijo

Na sexta-feira, 2 de novembro, às 20h30, a chef Zora Santos oferecerá oficina gastronômica, para 25 pessoas, acompanhada de jantar na Pousada do Pequi.

Reserva para a oficina da chefe com jantar deve ser feita até a quarta-feira (31/10)  - com Cleide Grego ou Silvinha (whatsapp 38 - 98819-8860)

Cardápio: Salada de mostarda, agrião, hortelã e maxixe, servida em cumbucas de banana. Frango ao leite de coco,  cachaça e broto de bambu. Inhoque de cará com molho de manteiga de erva cidreira e queijo curado.

Sobremesa: Mousse picante de manga verde

Serão servidos empratados todos os dias, de 4ª feira a domingo, receitas especiais do Festival, desenvolvidos pela chef  Zora Santos:

Restaurantes:

Rancho das bananeiras: Frango na folha de laranja com Pesto de ora pro nobis e Batata doce assada

Restaurante da Jovelina: Frango no gengibre, Pirão de Farinha de milho e Couve frita

Restaturante do Ademil:  Frango no alho, Farofa úmida de canjiquinha e Chutney de cebola roxa

Bar do Pescoço: Frango ao suco de limão capeta e mel com moqueca de broto de bambu com banana e pirão.

JatoBar: Capitão de frango com molho com ervas ao “Jatobar”

Império Real: Galinhada com Pequi

Paralelamente ao festival os visitantes poderão curtir shows de chorinho, moda de viola e samba no Centro Comunitário de 4ª a 6ª feira, a partir das 20 horas.

No sábado (3/11)  às 17 horas: chorinho e às 20h roda de samba com o grupo Sambeco

De quinta-feira a domingo o Centro Comunitário recebe feira com artesãos e produtores familiares de toda a região.

Chefe Zora Santos: tem vasto currículo em gastronomia, entre os quais a coordenação da oficina Memória de raiz, no Festival Internacional de Teatro (FIT) em setembro de 2018, em Belo Horizonte. Em 2015 promoveu o Comida nos Quilombos, em  Diamantina . Em Maio de 2000 promoveu o primeiro Jantar Afro-Mineiro da Capital. Coordenou a barraca de Comida Afro-Mineira, de Maio a novembro de 2000 no Mercado da Lagoinh,  em Belo Horizonte, onde também foi  Instrutora de cursos de culinária. Participou do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes em 2007 e do III Festival de Angu em Belo Horizonte.  Dirigiu o Bar Buteco da Zora de Outubro de 2006 a Julho de 2007,  no Comida de Buteco BH

Em 1978 desenvolveu pesquisa “O que come hoje o negro em Minas”, sobre a culinária afro-mineira em Juiz de Fora/MG. Em 1982, divulgou a pesquisa em Belo Horizonte: o inhame na culinária mineira. E “comida de negro em dia de festa”.  Em 1990, em Corinto, festival de doces de frutos nativos e 1999, Belo Horizonte, “comida de botecos de periferia”.

Fonte: Elian Guimarães - Jornal Estado de Minas
Local: São Gonçalo do Rio das Pedras - Serro-MG
Cachoeira do Comércio - Distrito de São Gonçalo

Igreja de N.S do Rosário - Distrito de São Gonçalo

Matriz de São Gonçalo

02/04/2018
São Gonçalo do Rio das Pedras

O pequeno distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras é sinônimo de paz, beleza e tranquilidade. Ideal para quem quer fugir da rotina, descansar e curtir a natureza. O visitante logo se impressiona pela beleza de seu conjunto arquitetônico típico do período colonial mineiro.

Sua vegetação exuberante e o terreno irregular formam lindas e atraentes cachoeiras tornando irrecusável o convite para um mergulho em seus poços de águas refrescantes. São cinco cachoeiras: Grota Seca; do Comércio; Rapadura, Cadete, Retiro e Pacu, localizada no encontro do Rio Jequitinhonha com o Córrego São Gonçalo.

Ao visitar o distrito, os turistas não podem deixar de apreciar o trabalho desenvolvido pelos artesões, além dos saborosos doces caseiros da região.

Outro importante atrativo do local são as festas religiosas que reúnem população e turistas em excelentes comemorações.

Vídeo Vinculado