09 FEV 2022
SAÚDE
Equipes de Saúde do Serro recebem capacitação focada no Prontuário Eletrônico do cidadão

A Secretaria Municipal de Saúde de Serro promoveu capacitação para os profissionais da saúde do Município com foco no Prontuário Eletrônico do Cidadão, baseado nos indicadores do programa Previne Brasil.

A capacitação, ofertada aos médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, odontólogos e auxiliares de saúde bucal, teve como objetivo capacitar as equipes para melhorar os registros e como funciona a digitação dos dados para o Previne Brasil.

A utilização do Prontuário Eletrônico já é uma realidade em Serro, já sendo utilizado a cerca de um ano pelas equipes no dia a dia no atendimento aos cidadãos serranos.

O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Básica a Saúde, instituído em 2021, focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, e está atrelado a digitação de alguns indicadores no prontuário eletrônico.

Os indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde mostram como têm sido o desempenho das equipes, e avaliam o atendimento pré-natal, atendimento odontológico das gestantes, cobertura de citopatológico e ainda o cuidado aos hipertensos e diabéticos.

O Município de Serro, baseado nas mudanças implantadas pelo Ministério de Saúde, vem investindo na modernização das Unidades de Saúde, que vêm sendo progressivamente informatizadas, com investimentos pontuais, como: disponibilização de planos de internet mais velozes para as Unidades de Saúde, tablets e computadores, além de capacitação para os profissionais de forma a garantir a digitação dos dados, da melhor forma possível, por parte dos profissionais resultando no pleno funcionamento da ferramenta.

“No início de fevereiro, passamos por mudanças significativas na composição de nossas equipes de saúde em função do recente processo seletivo e com isso, promovemos essa capacitação com a finalidade de apresentar aos novos profissionais a ferramenta, qualificando-os para utilizá-la com excelência na prestação de uma assistência de qualidade à população serrana.” Comenta a Secretária de Saúde, Karina Pertile.

“É importante destacar que do primeiro para o terceiro quadrimestre de 2021, Serro obteve uma melhora de 48,9% no desempenho das equipes em relação a esses indicadores, o que confirma que estamos no caminho certo na qualificação da assistência em saúde em nossa cidade.” Encerra a Secretária Karina.

A capacitação foi realizada nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro de 2022.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024