15 JUN 2023
TURISMO
Prefeitura de Serro repassa mais de 79 mil reais para Associação de Congados da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário para apoio na realização de Festas do Rosário do Município

O Prefeito de Serro, Nondas Miranda, na presença da Secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio, Grasielle Reis, assinou Termo de Fomento que visa parceria e cooperação entre a Prefeitura de Serro e a Associação de Congados da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário para realização da Festa do Rosário da sede e apoio às Festas do Rosário dos distritos em 2023.

O Termo prevê o repasse financeiro no valor de R$ 79.536,30 (setenta e nove mil, quinhentos e trinta e seis reais e trinta centavos) via Conselho Municipal de Patrimônio para atender as ações previstas para a promoção dos eventos culturais integrantes da Festa do Rosário de Serro e os distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Três Barras e Deputado Augusto Clementino.

Representando a Associação de Congados da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, assinou o termo seu Presidente o Sr. Rubens Alexon Bruno.

“A tricentenária Festa do Rosário de Serro é um daqueles momentos mágicos que acontecem em nossa cidade. É impossível descrever o que acontece e se presencia nos festejos. Só quem participa compreende.” Comenta o Prefeito Nondas.

“Manter essa tradição de mais de 300 anos é dever de nós serranos. A Festa é considerada a mais genuína expressão de fé, cultura e tradição de Serro e preservar suas especificidades, ritos, cultura envolvida é fundamental para nossa cidade. Não podemos deixar de falar das Festas dos Distritos que também atraem inúmeros devotos para as ruas e igrejas, homenageando, renovando a fé e a devoção em Nossa Senhora do Rosário. Fico feliz em poder assinar esse termo para que possamos ajudar na realização das Festas desse ano. Convido a todos para que venham acompanhar toda a Festa. É um momento único, místico e de fé inigualável.” Finaliza o Prefeito Nondas.

A Festa do Rosário de Serro ou Festa de Nossa Senhora dos Homens Pretos do Serro, é considerado um bem de registro de natureza imaterial de Serro, pelo Decreto Municipal nº 5.837/2016, de 25 de novembro de 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!