18 AGO 2023
SAÚDE
Taxa de Internações Hospitalares na Casa de Caridade Santa Tereza por Causas Sensíveis à Atenção Primária a Saúde caem acentuadamente em Serro
A Secretaria Municipal de Saúde de Serro vem investindo continuadamente na estruturação da Atenção Primária à Saúde do Município, seja com a ampliação das equipes de Saúde das ESFs, capacitação dos profissionais, reformas das Unidades Básicas de Saúde, aquisição de equipamentos, dentre outros.

Em dados recentes, um extraordinário retorno desse investimento pôde ser verificado: nos últimos anos, a taxa de internações por causas sensíveis à atenção primária no Hospital Casa de Caridade Santa Tereza apresentou uma redução significativa caindo de 21,08% em 2019 para impressionantes 12,58% em 2022 (Dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG).

As Causas Sensíveis à Atenção Primária são problemas de saúde que podem ser resolvidos na atenção básica, ou seja, nas próprias ESFs do Município, como, por exemplo: a descompensação da hipertensão, do diabetes, problemas na gestação e com a saúde das crianças.

Esses números demonstram que as pessoas estão buscando menos internações hospitalares para esses problemas, indicando que elas estão sendo atendidas de forma eficaz na Atenção Primária à Saúde e que as condições de saúde não estão se agravando ao ponto de requererem internação hospitalar, o que mostra melhoria do atendimento e da resolução desses problemas na Atenção Primária, sejam com ações de prevenção, tratamento e/ou acompanhamento de doenças dos cidadãos.

“Essa conquista não foi alcançada por acaso, mas sim como resultado do trabalho árduo e dedicado de nossas equipes. Contamos com equipes de saúde completas, formadas por profissionais qualificados e engajados em proporcionar um atendimento eficiente e humano. Além disso, promovemos uma reorganização interna que trouxe maior eficácia na gestão dos recursos e na distribuição das tarefas, otimizando o tempo e garantindo um atendimento mais ágil e preciso.” Ressalta Fernanda Vieira, Coordenadora da Atenção Primária a Saúde de Serro.

Dentre os destaques, está a implementação do acolhimento com escuta qualificada em todas as nossas unidades de saúde. Essa abordagem valoriza o cuidado integral e individualizado, permitindo que cada pessoa seja ouvida em suas demandas e necessidades.

Essa abordagem tem se mostrado extremamente eficaz na identificação precoce de problemas de saúde, permitindo o encaminhamento adequado dos pacientes e ampliando e fortalecendo o vínculo entre profissionais e usuários.

Somado ao Acolhimento, a adoção do modelo “de saúde em redes” tem contribuído para a organização dos processos internos, fortalecendo a rede de atenção à saúde e tornando-a menos fragmentada, ampliando a comunicação, eficiência de planejamento e coordenação entre os diferentes níveis e serviços de saúde.

Essas diferentes ações, somadas, resultaram em uma melhor utilização dos recursos de saúde, direcionando-os para os casos mais graves e complexos em nosso Município.

“A melhoria da resolutividade da atenção primária em nosso município é motivo de orgulho para todos nós. Ela demonstra que estamos no caminho certo, investindo na promoção da saúde, na prevenção de doenças e no fornecimento de um cuidado de qualidade. Continuaremos trabalhando arduamente para avançar ainda mais nesse sentido, buscando sempre a excelência no atendimento e o bem-estar de nossa comunidade.” Salienta Fernanda.

A Secretaria de Saúde e a Coordenação da Atenção Primária à Saúde agradecem à dedicação e comprometimento de cada membro da Equipe de Saúde Municipal e o apoio e confiança da população de Serro.

Com a união entre a população e o Poder Público, está sendo construída uma Atenção Primária mais forte e eficiente, capaz de transformar vidas e garantir um futuro mais saudável para todos.