30 MAI 2023
Secretaria de Saúde promove palestra "Comunicação de Notícias Difíceis" para as equipes de Enfermagem das ESF’s do Município e da Maternidade da Casa de Caridade Santa Tereza.
O Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Infantil e Fetal da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a palestra "Comunicação de Notícias Difíceis" para as equipes de Enfermagem das ESF’s do Município e da Maternidade da Casa de Caridade Santa Tereza.

A palestra ministrada pela Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Ana Lanza, trabalhou a difícil e importante tarefa de comunicar más notícias a pacientes e familiares.

“Más notícias podem ser entendidas como tudo que vai mudar a perspectiva de vida de uma pessoa em tratamento ou seus familiares. Pensando em saúde, especialmente em saúde da mulher e criança, essa comunicação difícil pode ser de um diagnóstico de doença grave, a redução da estimativa de vida, um aborto ou falecimento de uma mulher em idade fértil ou gestante.” Comenta a Coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Teixeira.

“Foi um momento importante onde pudemos partilhar experiências e estarmos atentos para como abordar as pessoas nesses momentos. É necessário empatia, honestidade e principalmente o acolhimento a quem recebe a notícia, visto que cada um reage de uma forma. É preciso estar preparado para isso e deixo meu agradecimento à Professora Ana pela disponibilidade e conhecimento trazido aos nossos profissionais.” Encerra Fernanda.

A palestra ocorreu na última sexta-feira, 26 de maio.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!