11 OUT 2019
ASFALTAMENTO DO TRECHO DA RODOVIA MG-10

O município de Conceição do Mato Dentro foi palco da assinatura do convênio entre a empresa Anglo American e o Governo do Estado de Minas Gerais, envolvendo recursos na ordem R$ 55 milhões, para as obras de pavimentação dos últimos 26,5 quilômetros da rodovia MG-10, entre Conceição do Mato Dentro e Serro.

O convênio tem a intermediação da Secretaria de Estado Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra MG) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG)

Na cerimônia, realizada na quinta-feira (10/10), o prefeito Zé Fernando, de Conceição do Mato Dentro agradeceu a Anglo American e ao governo do Estado e reafirmou que o asfaltamento será parte fundamental do desenvolvimento da região.

“Esta obra será a espinha dorsal do desenvolvimento, não somente de Conceição do Mato Dentro como de toda a região”, comemorou Zé Fernando.

O prefeito do Serro, Guilherme Simões Neves, em seu discurso, ressaltou que, além do inegável ganho para a região, a pavimentação terá repercussão ainda melhor para Minas como um todo, tanto sob o ponto de vista do escoamento da produção regional, quanto ao desenvolvimento do turismo, vocação histórica da cidade de Serro.

“Com a facilidade de acesso dos grandes centros pela rodovia MG 010, todos terão mais facilidade para conhecer as riquezas de Serro, Patrimônio Histórico Nacional, tombado pelo IPHAN desde 1938”, completou Guilherme Neves.

Para o presidente da Anglo American Brasil, Wilfred Bruijn, “Este compromisso se soma à diversas obras de infraestrutura realizadas pela Anglo American na região, reafirmando nosso propósito de reimaginar a mineração, para melhorar a vida das pessoas e reforçar nossa parceria, por meio da atuação integrada com o Estado e os municípios da região” explicou

Em pronunciamento, o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, reitera que este convênio é um marco importante e mostra o exemplo do trabalho conjunto entre o Estado, em fase de readequação das finanças públicas e a iniciativa privada.

“Todas as obras do Estado estão paralisadas, tanto nas edificações quanto em rodovias. Este trecho da MG-10, entre Conceição do Mato Dentro e Serro será nossa primeira obra rodoviária deste ano”, finalizou.

O trecho da rodovia MG-10, que liga Conceição do Mato Dentro ao Serro, passando pelas cidades de Dom Joaquim e Alvorada de Minas, tem 48 quilômetros. Desse total, 23,8 quilômetros já foram pavimentados em outro convênio firmado com a Anglo American, como forma de compensação ambiental.

O novo compromisso, em que a mineradora investirá R$ 40 milhões e o Estado R$ 15 milhões, finalizará as obras de aproximadamente 26 quilômetros restantes, com a construção da ponte sobre rio do Peixe, o alargamento e a restauração das pontes sobre os córregos Campinas, Zalu, Pereira, Passa Sete e das Pedras 1.

Na foto, da esquerda para a direita: Reinaldo Brandão (diretor da Anglo American),  Fabrício Torres Sampaio (diretor do DEER), Marco Aurélio Barcelos (Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade no Governo do Estado de MG), Wilfred Bruijn (presidente da Anglo American Brasil) Sávio Souza Cruz (deputado estadual), o Prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando e o Prefeito de Serro, Guilherme Simões.