14 DEZ 2019
Ponte de Três Barras Comunicado aos cidadãos

A Administração Municipal de Serro – MG informa aos cidadãos e visitantes a liberação temporária da circulação na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, km 9.5 da Rodovia LMG 735, Distrito de Três Barras, que liga a cidade de Serro aos distritos de Três Barras, Capivari, Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e às comunidades de Ausente, Baú e Fazenda Santa Cruz.

A liberação de circulação de veículos e pedestres, com limite de carga de até 10 toneladas, se deu a partir de tratativas com bases técnicas realizadas entre a Administração Municipal de Serro, Departamento Estadual de Edificações e Estrada de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DEER – MG e o Ministério Público Estadual, com participação direta das comunidades envolvidas.

​Tais deliberações partiram de demandas levantadas em audiência realizada junto à comunidade, em 09/12/2019, com a presença do Executivo Municipal, da equipe técnica do DEER - MG, 05 Vereadores, 03 Presidentes de Associações Comunitárias, Secretários Municipais e representantes das Comunidades envolvidas, com objetivo de solucionar as dificuldades trazidas pela precariedade do acesso aos distritos turísticos, aos serviços públicos e a outras necessidades.

As deliberações institucionais seguem as seguintes condicionantes:

​​​​​​​​​​​

​- O DEER – MG se compromete a construir um desvio provisório e seguro no prazo de 45 dias, que servirá de acesso temporário até o fim das obras da ponte definitiva.

​- O DEER - MG se compromete a fornecer sinalização de limitação de ​  ​  tráfego a 10 toneladas para o referido trecho.

​- O DEER – MG se compromete a acelerar o processo de construção da ​  ponte definitiva.

​- O Município se compromete a constituir equipe técnica para monitorar ​ ​  o processo de abatimento, ou patologia análoga, relativos à ponte em ​ ​  questão.

​- O Município se compromete a divulgar, orientar e envolver a ​​​  comunidade na observação e vigília sobre o estado da referida ponte.

​- O Município se compromete a notificar possíveis desobediências​ à ​​ sinalização de limitação do tráfego.

​- O Município se compromete a firmar possíveis parcerias, que sejam ​ ​ necessárias junto ao DEER - MG.

Desta forma, as instituições asseguram o trânsito de pedestres e veículos permitindo a continuidade das políticas públicas de saúde, segurança, coleta de lixo e o fluxo de turistas e visitantes, em especial, aos distritos turísticos durante a alta temporada.

Guilherme Simões Neves

Prefeito Municipal