25 OUT 2021
ADMINISTRAÇÃO
Município de Serro conclui repasse de verba para aquisição de arco cirúrgico para Casa de Caridade Santa Tereza

O Município de Serro, na figura do Prefeito Nondas Miranda, repassou para o Hospital Casa de Caridade Santa Tereza o valor de R$ 401.922,99 (quatrocentos e um mil, novecentos e 22 reais e noventa e nove centavos) destinado a aquisição de um arco cirúrgico.

O Convênio foi assinado na última sexta-feira, 22 de outubro, pelo Prefeito Nondas, pelo Vice-prefeito Paulo Simões e pelo Diretor Presidente da Casa de Caridade Santa Tereza, Delson Tolentino.

Esse convênio foi possibilitado por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Alencar da Silveira Jr.

“Estamos muito felizes em repassar esse valor para nosso hospital, que com a aquisição do arco cirúrgico se habilita para executar cirurgias ortopédicas mais complexas em nosso município. Hoje, dependendo da cirurgia a ser feita, o paciente deve ser transferido para outros municípios. Serro agora passa a ter mais essa opção para melhor atender nossos pacientes.” Afirma o Prefeito Nondas.

Para a Administradora da Casa de Caridade Santa Tereza, Ângela Morais, o novo equipamento possibilitará ao município reduzir as transferências, ampliando a variedade de cirurgias ortopédicas realizadas aqui.

“Hoje, muitos procedimentos ortopédicos deixam de ser realizados aqui, necessitando ser transferidos, por não termos este equipamento. A partir de sua aquisição, conseguiremos realizar uma gama maior de cirurgias, reduzindo as transferências. Além disso, possibilita ao cirurgião/ortopedista, realizar o procedimento cirúrgico em um tempo bem menor, reduzindo as chances de complicações cirúrgicas, reduzindo o tamanho de cortes e possibilitando uma recuperação mais rápida do paciente.” Explica Ângela.

Conheça o arco cirúrgico:

O arco cirúrgico ou intensificador de imagens é um equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais.

São normalmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos entre outros procedimentos. Em Serro, o equipamento será utilizado na realização de cirurgias ortopédicas.

Este equipamento representa importantes mudanças na maneira como são feitas as cirurgias. Possui esse nome justamente devido ao formato que apresenta: um desenho semicircular, em forma de arco em C. Em uma das pontas está a fonte emissora de raios X (o tubo e o gerador) e, na outra, o detector de raios X propriamente dito.

Esse design não existe por acaso. Como os arcos cirúrgicos são projetados para uso cirúrgico, esse formato permite que ele seja posicionado de diferentes maneiras durante o procedimento, facilitando a captação das imagens e não atrapalham a movimentação médica.

Por isso, costumam ser muito usados em cirurgias vasculares, de ortopedia, neurologia, urologia e cardiologia, por exemplo.

Além disso, oferecem ao cirurgião uma visualização dinâmica e em tempo real de todas as estruturas internas, reduzindo o tamanho de cortes e permitindo movimentos mais precisos.
Afinal, o médico consegue monitorar o progresso das cirurgias com muito mais segurança e agir com mais rapidez em caso de ajustes ou correções.