15 JAN 2019
Fé, tradição e cultura marcam a Festa de São Gonçalo.

O Distrito de São Gonçalo de Rio das Pedras realizou, nos dias 10 a 14 de janeiro, a tradicional Festa de seu santo padroeiro 2019.

A tradicional Festa de São Gonçalo foi um show de expressão religiosa e de alegria. Pessoas de toda a região e turistas lotaram pousadas, restaurantes e bares e circulavam pelas ruas e se encantavam com a beleza da arquitetura preservada desta vilazinha colonial do século 18, com a hospitalidade de seu povo e com o alto nível da organização da festa.

A festa teve início, de fato, no dia 04, na Novena Solene do Padroeiro, com o tema “Festa Testemunho” que se estendeu até o domingo, dia 10, com a benção aos festeiros, dada pelo pároco do Distrito, Padre Kennedy Mendes Alves.

Nas noites de sexta e sábado, o Largo Felix Antonio, onde reina majestosamente a Igreja Matriz de São Gonçalo, teve o tráfego de veículos interrompido em todos os acessos, o que garantiu mobilidade e segurança aos moradores e turistas.

Na noite de quinta feira, a Dança de São Gonçalo, apresentada por jovens e adolescentes locais encantou os turistas, especialmente de outros Estados, pelo ritmo, as roupas e o compromisso da moçada em manter vivas as tradições do seu povo para as gerações futuras.

Após a dança, moradores do distrito e das comunidades tradicionais se misturavam aos turistas, ao som do tradicional forró, que se estendeu pela madrugada afora.

Na noite de sexta, após os cultos, bandas Vonin do Forró e Garota Baladeira, com forró e de músicas de raiz animaram a praça iluminada por barraquinhas, que serviam bebidas e comidas típicas.

No sábado, a festa teve início com o Cortejo da Bandeira saindo da casa de Carlos Vieira e hasteamento do mastro, animado pela Banda de Música de São Gonçalo, outra expressão tradicional mantida viva pelos jovens moradores do distrito.

Após a missa solene, fogos de artifício iluminaram a noite de sábado e deu início aos shows, que se estenderam pela madrugada, ao som dos artistas Wilson e Bruno, Edmilson Batista e Vonin do Forró.

No domingo, moradores e turistas foram despertados às 06h da manhã, com a tradicional alvorada e repique dos sinos da Igreja Matriz, anunciando a programação religiosa.

Às 8 horas da manhã, o Padre Kennedy Mendes Alves procedeu à cerimônia de batismo de diversas crianças consagrando a fé e a tradição de São Gonçalo.

A Missa de domingo e a Procissão Solene animada pela Banda São Gonçalo encerraram as festividades religiosas.

A animação musical de domingo correu por conta de Rick Swingão.

A comunidade local de São Gonçalo se destaca, mais uma vez pela capacidade de união em torno de suas tradições seculares.

Além da alegria e do compromisso da comunidade em manter suas tradições, a Festa de São Gonçalo brilhou na organização, no movimento de turistas, do comércio local e na memória dos visitantes e moradores, que já se preparam para a próxima edição em janeiro de 2020.

Agradecimentos especiais da comunidade foram justamente dirigidos à Prefeitura Municipal de Serro pelo apoio, à PMMG, que garantiu plena segurança dos festejos, sem sequer um incidente que pudesse prejudicar a alegria da festa e, especialmente aos festeiros, pela dedicação e compromisso com sua cultura tradicional e sua fé.