09 DEZ 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Campanha do Laço Branco em Serro/MG

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na última sexta-feria, 06 de dezembro, ação em alusão a Campanha do Laço Branco.

A ação contou com a participação de diversos servidores que engrossaram o coro contra a violência contra à mulher.

Durante a manhã, foram distribuídos diversas fitas brancas aos homens que transitavam pela Praça Dr. João Pinheiro para que esses demonstrassem o seu apoio às mulheres e à campanha.

A campanha do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, por meio de ações diversas realizadas em diferentes setores da sociedade, que se engajam na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres.

A campanha do Laço Branco está presente em mais de 50 países, em todos os continentes sendo apontada pela ONU como uma das maiores iniciativas mundiais direcionadas para a temática do envolvimento de homens com a violência contra a mulher.

A campanha surgiu no dia 6 de dezembro de 1989, quando um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá.

Ele ordenou que os homens se retirassem da sala e gritou para as estudantes que permaneceram: “vocês são todas feministas!”, começou a atirar, assassinando a queima-roupa 14 mulheres. Em seguida, Lepine suicidou-se.

O rapaz deixou uma carta, na qual afirmava que havia feito aquilo, porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência.

Surgia, assim, a primeira campanha do Laço Branco, criada por homens, que elegeram como símbolo o laço branco e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

A partir desse acontecimento, o dia 25 de novembro foi proclamado pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), como o Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher. O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a violência cometida contra aquelas estudantes canadenses não fosse esquecida e a Campanha do Laço Branco é uma maneira de homenagear essas mulheres brutalmente assassinadas, apenas pelo fato de serem mulheres.

A campanha se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil, onde é lembrada por diversas organizações e entidades, que lutam pela equidade de gênero, entre elas a ONG Reprolatina (www.reprolatina.org.br), que trabalha e luta pelo empoderamento das mulheres e pela promoção da igualdade e pela liberdade de seus direitos.