26 OUT 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
União de instituições promove dia de ações voltadas para mulheres rurais de Serro
 O Distrito de Deputado Augusto Clementino (Mato Grosso) recebeu dia de ações voltadas para as mulheres do distrito e comunidades rurais da região, no evento “Outubro Rosa: A Mulher em Foco”.

O evento marcou a presença do Ônibus Lilás em Serro, onde a equipe levou informações, atendimento e esclarecimentos, com objetivo de fortalecer a gestão das políticas públicas dirigidas às mulheres.

Dentre as ações, houve rodas de conversa sobre o papel da mulher, violência doméstica, divulgação e esclarecimentos sobre programas da Secretaria de Desenvolvimento Social, práticas corporais, orientação nutricional, testagem de glicemia, aferição de pressão, avaliação odontológica, orientação de saúde bucal, oficinas de pinturas com as crianças, orientações sobre o Outubro Rosa, autoexame, informações sobre o câncer de mama, informações sobre a volta às aulas com plantão de dúvidas e entrega de cartilhas informativas às mães, apresentação musical voz e piano, orientações jurídicas, entre outras.

O evento contou com a presença do Vice-prefeito Paulo Simões, do Presidente da Câmara de Vereadores Márcio Cândido Alves, das vereadoras Karine Roza, Djanira Rabelo, Maria Leonor Clementino, da Secretária Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento, Ivanice Araujo, da Secretária Municipal de Saúde, Karina Pertile, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Paola Miranda, da Secretária Municipal de Educação, Aline Flávia Miranda, da Coordenadora da Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, Helen Perrella, da Delegada Titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Diamantina, Drª Kiria Silva Orlandi e equipe, das representantes da SEDESE, Secretária Executiva do Conselho Estadual da Mulher, Júnia Beatriz Mattos e da Técnica em Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres, Andréa Lage Scavazza, da Presidenta da Associação Comunitária de Mato Grosso, Aeudemildes Nascimento, pela equipe da Policia Civil de Serro e de servidores municipais das Secretarias envolvidas no evento.

Na oportunidade, as representantes da SEDESE, Júnia Mattos e Andréa Scavazza falaram da história do Ônibus Lilás e da felicidade e da satisfação de estarem presentes realizando a ação em Serro.

A Drª. Kíria Orlandi relembrou o lançamento da interiorização da Campanha Não se Cale! O Silêncio também mata! em 23 de agosto de 2021. A Campanha tem dentre seus objetivos atingir as mulheres rurais do Vale do Jequitinhonha. “Hoje, aqui, começamos a trilhar esse caminho, vindo a esse distrito do Município de Serro, para tentar falar um pouco para vocês, que muitas vezes, vivem em locais com dificuldade de acesso às políticas públicas, sobre, inclusive e especialmente, políticas públicas que dizem respeito à proteção das mulheres. Nós vimos trazer informações sobre seus direitos, sobre medidas de proteção, também falar um pouco sobre a cultura machista.” Explica Drª Kiria.

“Vir ao município de Serro, município irmão de Diamantina, e que tem, hoje, na Câmara de Vereadores, três vereadoras, já mostra para gente que vocês já começaram a pensar em representatividade, em ocupar espaços de poder e perceber, que devemos lutar pelos nossos direitos, para exercê-los com mais qualidade e dignidade. Estamos todos, sempre à disposição de vocês.” Conclui Drª Kiria.

A Coordenadora da Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, Helen Perrella falou sobre os projetos já desenvolvidos em Serro em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara, e destacou o papel da Rede e seus parceiros.

“É uma honra estar hoje aqui no Município de Serro. Nós já temos algumas ações desenvolvidas no Município junto à Rede. Somos uma rede articulada em 23 municípios da região. É a Sociedade Civil organizada junto às instituições públicas que buscam a garantia de direitos e a consolidação desses direitos em nossa região.” Explica Helen.

“Espero que todas aproveitem bastante o dia de hoje e estamos aqui à disposição para todas vocês. E que hoje, fique marcado para nós: não é uma ação isolada da Prefeitura nem uma ação isolada da câmara, das polícias, mas sim uma articulação em rede. Então, hoje, as mulheres do Serro podem se sentir abraçadas por essa rede na garantia e proteção dos seus direitos.” Encerra Helen.

Abrilhantando o evento, a Vereadora Karine Roza e a Secretária Ivanice Araújo, apresentaram as canções Força Estranha de Caetano Veloso e Maria Maria de Milton Nascimento, em homenagem às mulheres.

A ação é uma parceria entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da subsecretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serro, a Câmara Municipal de Vereadores de Serro, a Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Diamantina, a Delegacia de Polícia Civil de Serro, 144ª Cia. Da Polícia Militar de Minas Gerais de Serro, o Instituto Citadelle, OAB-MG e Rede de Mulheres de Serro.

26/10/2021