08 MAR 2022
SAÚDE
Administração Municipal de Serro e Associação Serro Guardiães das Ruas fecham parceria histórica em prol dos animais de rua do município.

A Prefeitura Municipal de Serro e a Associação Filantrópica Serro Guardiães das Ruas, assinaram Termo de Colaboração objetivando a cooperação técnica e operacional entre as instituições.

O Prefeito de Serro, Nondas Miranda e a Presidente da ONG Serro Guardiães das Ruas, Sr.ª. Shirley Cristina Martins de Carvalho Mesquita Nunes, com a presença do Procurador Jurídico Municipal, Ruidiely Figueiredo e do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Rodrigo Orlando Sales, assinaram o Termo de Colaboração 001/2022 que prevê o repasse financeiro mensal de R$ 11.760(onze mil, setecentos e sessenta reais), visando o suporte à Enfermaria Pet Feliz.

A Enfermaria Pet Feliz realiza ações para cuidado e recuperação de animais em situação de abandono e de maus tratos resgatados nas diversas ruas e localidades do Município de Serro.

De acordo com o Plano de Trabalho, após levantamento do último ano sobre os principais serviços prestados, estão previstos, mensalmente, a execução de cerca de 30 castrações sendo 20 castrações de fêmeas e 10 de machos, 10 consultas, 02 atendimentos/socorro para animais acidentados, 02 tratamentos oncológicos, 05 procedimentos cirúrgicos, 01 exame de ultrassonografia, 10 exames de cinomose/parvovirose, além da compra de ração para alimentação dos animais, aquisição de medicação de rotina e a contratação de responsável pelo canil municipal.

Para Shirley, a assinatura desse Termo de Colaboração é um feito para o Serro.

“É um feito muito grande para um município com mais de 21 mil habitantes. Creio que nosso Município se posiciona na vanguarda da proteção dos animais e combate aos maus tratos, frente a municípios do Brasil todo. Ñão é para qualquer município ter essa consciência, de não aceitar os maus tratos aos animais. Temos uma legislação maravilhosa que prevê punições, mas precisamos do engajamento de nossos vereadores para que punições severas sejam aplicadas.” Comenta Shirley.

“A Serro Guardiães das Ruas começou em 2017 por um grupo que não aguentava mais ver o sofrimento dos cachorros abandonados e inclusive vendo o preconceito sofrido por esses animais, principalmente fêmeas, chegando, inclusive, a ouvir de homens, frases como olha lá uma fêmea com esse tanto de namorados. Dói para nós mulheres, ouvirmos esse tipo de coisa mesmo que direcionada a um animal. Aqui em Serro vivenciamos inúmeras situações e experiências chocantes com animais abandonados. Nos reunimos em 30 pessoas na minha casa, amantes dos animais, cada um tirando um pouquinho do que tinha e começamos a mudar isso. Sempre acreditamos que a Gestão Pública e a Comunidade têm de estar juntas. Essa parceria era um sonho que se realiza. Foram muitas lutas e não tenho nem palavras para descrever o que isso significa para nós, guardiães.” Relembra Shirley.

“A Associação Serro Guardiães das Ruas vem trabalhando incessantemente e com maestria no atendimento, cuidado e resgate de animais abandonados e vítimas de maus tratos em nosso Município. Sempre mantendo-se com doações de terceiros, nunca desanimaram ou deixaram de dar a atenção necessária aos animais necessitados. Hoje, de maneira histórica, a Administração Municipal firma essa parceria com a Serro Guardiões das Ruas, esta qual temos certeza, beneficiará grandemente os animais atendidos pela ONG.” Comenta o Prefeito Nondas.

Relembrando dos parceiros, Shirley fala sobre a ajuda recebida da comunidade e celebra a nova parceria.

“Começamos com 30 pessoas hoje somos uma multidão! São idosos, crianças que vêm e depositam dinheiro na nossa caixinha, pessoas moradoras de outros países, distritos, bairros diversos do Serro. Esse é um marco para a história do Serro. É um projeto bem bacana e nossa turma está maravilhada com essa parceria com a Gestão Pública. Já fizemos muito e, hoje, com essa parceria com a Prefeitura, poderemos fazer muito mais por nossos animaizinhos. Através da união a gente pode fazer muita coisa.” Celebra Shirley.

“Tem uma frase do Gandhi que fala: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.” Se nossa cidade está trabando bem seus animais, mostra que é uma cidade de gente do bem. Eu vejo que o Serro está bem além. Está de parabéns! Finaliza Shirley.

“São ações como as desenvolvidas pela Associação, de extrema relevância pública e social, que coloca nosso Município no rumo certo para cuidar desses animais. Essa parceria visa, além de tudo o bem-estar e a saúde desses animaizinhos. Estamos extremamente felizes e animados com essa parceria.” Comemora o Prefeito Nondas.

A assinatura do Termo de Colaboração 001/2022, realizada em reunião na tarde do dia 07 de março de 2022, cumpre o estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado entre o Município de Serro e o Ministério Público de Minas Gerais, conforme inquérito Civil nº 0671.12.000059-9.