16 MAR 2022
MEIO AMBIENTE
Município de Serro é contemplado no programa “Conheça Seu Amigo” do Governo de Minas Gerais para microchipagem de animais em situação de rua e de famílias de baixa renda.
O Município de Serro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, recebeu microchips, aplicadores e leitores de microchip para serem implantados em cães e gatos em situação de rua, sob tutela de ONGs ou pertencentes à população de baixa renda.

Com a implantação dos microchips, ficarão armazenadas informações como nome, idade, raça, cor, pelagem, sexo e carteira de vacinações do animal, além do nome, endereço, identidade e telefone do tutor. Outras informações adicionais podem ser acrescentadas de acordo com necessidade de cada animal e seu tutor.

Os animais selecionados serão castrados no ato da implantação dos chips.

“Na mesma semana em que assinamos um termo de colaboração histórico com a Associação Serro Guardiães das Ruas visando o cuidado de nossos animais em situação de rua, recebemos esses equipamentos que nos ajudarão a monitorar centenas de animais. Essa é uma ferramenta importantíssima para nos auxiliar no monitoramento de nossa população animal em situação de rua, sua saúde, além de nos auxiliar na projeção de políticas públicas e ações voltadas para esses animais.” Comenta o Secretário de Meio Ambiente Rodrigo Sales.

“Isso é um marco para o Serro que tem implantado diversas ações e políticas públicas voltadas para a população animal em situação de rua ou de famílias de baixa renda. Cuidar dos nossos animais, é uma obrigação conjunta, entre população e Poder Público, e hoje, podemos dizer que avançamos a passos largos em investimentos e implantação de políticas públicas para os animais.” Reitera Rodrigo.

A entrega dos equipamentos ocorreu na última sexta-feira, dia 11 de março, e contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sr. Rodrigo Sales e a Coordenadora de Zoonoses, Jordânia Oliveira.

Presentes na assinatura do termo, estiveram também, o governador Romeu Zema e a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Os equipamentos fazem parte de termo de cooperação técnica entre o Governo de Minas e municípios mineiros habilitados através do edital da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais - SEMAD para implantação do Programa Estadual de Microchipagem “Conheça seu Amigo - Microchipagem de Cães e Gatos”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024