18 MAR 2022
ESPORTE E LAZER
Após dois anos de Pandemia, Jogos da Quaresma de Serro é retomado
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Serro realizou a Cerimônia de Abertura dos XXXIII Jogos da Quaresma de Serro, após dois anos de paralisação de atividades e eventos esportivos no município.

Com o advento da pandemia, todos os setores da sociedade foram afetados, seja com a paralisação total ou parcial de serviços, atividades e projetos.

Em Serro, os tradicionais Jogos da Quaresma, a maior competição multimodalidades da região, não puderam ser realizados nos últimos dois anos, interrompendo um ciclo de 33 anos de embates históricos nas quadras do Serro Tênis Clube.

Em 2022, com o avanço da vacinação e o enfrentamento da pandemia, o campeonato multimodalidades, que teve sua primeira edição realizada em 1988, finalmente pôde retornar em sua trigésima terceira edição.

E o evento de retorno não podia ser diferente! Show de partidas, atletas em quadra, torcida nas arquibancadas, homenagens e a vitória do espírito esportivo e cidadão, diante das inúmeras dificuldades e perdas sofridas durante a pandemia da COVID-19.

Durante a cerimônia de Abertura foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos 25 cidadãos serranos perdidos para a COVID, além de se relembrar as mais de 650 mil mortes de em todo o Brasil.

Falando em homenagens, desfilando com a Tocha Simbólica, a Atleta Serrana Sthefany Oliveira, medalha de bronze no Jogos do Interior de Minas Gerais – Edição 2021(JIMI-Virtual), carregou o fogo simbólico pelos espaços e quadras do Serro Tênis Clube reacendendo nos presentes a luz, a esperança e a certeza da vitória mediante as dificuldades enfrentadas durante esse período.

O sentimento de gratidão e esperança tomou conta de todos os presentes que gritavam e aplaudiam a passagem do fogo simbólico.

Em momento emocionante, Sthefany e a Técnica em Enfermagem Maríola dos Santos, que há 24 anos se dedica à saúde pública serrana, acenderam a Pira dos Jogos da Quaresma.

Maríola, símbolo de dedicação, comprometimento, competência e amor à profissão, representou todos os profissionais da saúde, verdadeiros heróis, que atuaram com brilhantismo no combate à pandemia, sem desanimar ou deixar a “peteca” cair. Profissionais que não só no combate à pandemia, foram heróis silenciosos no combate a COVID-19 e todas as outras doenças que continuaram afligindo a humanidade.

O Prefeito de Serro, Nondas Miranda, o Secretário De Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Marconi Fagundes e o Presidente da Câmara Municipal de Serro, Márcio Cândido Alves, exaltaram e agradeceram em seus discursos, ao brilhante trabalho executado pelos profissionais da Saúde, os quais batalharam incessantemente no enfrentamento à pandemia e que hoje, toda a população, pode, dentro do possível, colher os frutos da luta desses profissionais e possam vislumbrar o início do pós-pandemia.

Deixando a emoção e as homenagens, para o show nas quadras, pôde-se ver nas primeiras partidas a tônica do que vai ser a 33ª Edição dos Jogos da Quaresma.

Luta, raça, suor, lágrimas e emoção, resultaram em fenomenais embates entre atletas de diversas delegações masculinas e femininas dos Municípios de Serro, Alvorada de Minas, Diamantina, Conceição do Mato Dentro, Sabinópolis, Presidente Kubitschek, Datas, Gouveia, Santo Antônio do Itambé, Guanhães, Felício dos Santos, Serra Azul de Minas e marcaram o primeiro final de semana de jogos.

A Cerimônia, realizada no último sábado (12), contou com a presença de diversas autoridades serranas: o Vice-prefeito Paulo Simões, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Sales, a Secretária Municipal de Infraestrutura, Trânsito e Transportes, Tamires Simões, o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Moisés Barcosa, as Vereadoras Karine Roza, Maria Leonor Vasconcelos(Noia) e Djanira Rabelo, o Vereador Walneide dos Santos, a Vice-Presidente do Conselho Municipal de Esportes, Matildes Olveira, a Presidente Nacional do Avante Mulher e vereadora por Sete Lagoas, Carol Canabrava e assessores do Governo de Minas.

Veja nas fotos como foi a cerimônia e as primeiras partidas de 2022.

E nos próximos finais de semana, as quadras do Serro Tênis Clube esperam torcedores e atletas para continuar a tradição da melhor competição modalidades da região: XXXIII Jogos da Quaresma de Serro, há 33 anos fazendo história.

Não fique de fora!

Veja as fotos abaixo.