08 JUN 2022
SAÚDE
Programa de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero: saúde da mulher é o foco de novo programa em Serro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Serro em parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e seus grupos acadêmicos lançaram o Programa de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero em Serro.

O Evento de lançamento do Programa, realizado na manhã desta quarta-feira, 08 de junho, promoveu uma série de ações voltadas para a mulher serrana com foco na conscientização, esclarecimentos e prevenção do Câncer de Colo de Útero e da saúde em geral por meio de uma parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Enfermagem da UFVJM, LASAM - Liga Acadêmica de Saúde da Mulher – Multidisciplinar, LAGO - Liga Acadêmica de Obstetrícia e Ginecologia - Medicina UFVJM e do Projeto de Extensão Florescer Sempre Viva Bem/UFVJM.

Abrilhantando o evento, a discente do curso de Enfermagem Luana Machado encantou os presentes com sua voz em lindo show solo.

Em outro momento, o Educador Físico do NASF, Petrônio Barbosa, trouxe uma série de exercícios e alongamentos movimentando as participantes do evento.

Dentre as ações, rodas de conversa trouxe o debate acerca do câncer de colo de útero, câncer de mama, além do exame Preventivo ou Papanicolau e sua importância na identificação de alterações e possíveis lesões no colo do útero.

Durante o evento foram distribuídas lembranças personalizadas e brindes para as mulheres participantes.

Encerrado o evento, a Equipe de Saúde de Serro convida a todas as mulheres serranas para o Dia D da Prevenção.

No sábado, dia 11 de junho, das 08 às 13h, todas as Unidades Básicas de Saúde de Serro estarão abertas realizando a coleta de exames preventivos.

O Dia D da Prevenção é uma iniciativa que visa, ao ser realizada no final de semana, abranger mulheres que durante a semana não conseguem se deslocar ao posto de saúde, visto sua rotina diária.

O Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Serro com participação das estagiárias e discentes da Enfermagem/UFVJM, Amanda Cruz e Mariana Araújo e supervisão dos docentes, Fabiana Angélica e George Sobrinho e é uma realização da Prefeitura Municipal de Serro, Secretaria Municipal de Saúde de Serro.

Presentes no Evento, estiveram as discentes do Curso de Enfermagem da UFVJM Karina Akemi Eiri, Polyana de Paula Pinto e Emily Emanuelly Souza Figueredo, os docentes da UFVJM Fabiana Angélica de Paula, George Sobrinho Silva e Daisy de Rezende Figueiredo Fernandes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Paola Miranda, a Assistente Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Jussara Almeida, a Coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Serro, Fernanda Teixeira, a Diretora da Vigilância em Saúde de Serro, Jamaiane Fernandes e as Vereadoras Maria Leonor (Noia) e Djanira Rabelo.

Cuidar-se é o maior ato de amor!