Só em 2015 mais de 18 mil denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registradas no Disque 100. Isso significa que todos os dias, são feitas cerca de 50 denúncias. No entanto, o número pode ser bem maior quando considerado que muitos casos permanecem em segredo.
A Campanha Pode ser Abuso surgiu para quebrar esse silêncio! Com uma forte mobilização nas redes sociais e na mídia, a campanha sensibiliza a população para o tema, com peças que retratam a violência, orientam sobre possíveis sinais de que uma criança está sofrendo abuso e informam os canais de denúncia, além de ser divulgada para diversos parceiros, empresas e mais de 2.300 municípios, a fim de ser disseminada para um público mais amplo.
O abuso sexual infantil pode estar mais próximo do que você imagina. Com o objetivo de orientar a sociedade e os profissionais da educação, em especial, professores — que passam a maior parte do tempo em contato com as crianças —, a campanha leva para diversos locais como escolas, prefeituras e organizações sociais os principais sinais que podem revelar possíveis casos de abuso nas crianças e adolescentes, por meio de cartazes explicativos. Dessa forma, casos em todo o País poderão ser identificados com mais facilidade e denunciados.
Independente da frequência o abuso sexual deixa marcas para a vida toda! Todos somos responsáveis por quebrar o silêncio e mudar essa realidade. Abuso sexual é crime e deve ser denunciado.
Diversos veículos de comunicação se sensibilizaram e aderiram à campanha. Ajude você também! Baixe os materiais da campanha e compartilhe em suas redes sociais.
Faça algo por uma criança desconhecida, faça algo por uma criança que você conhece!
No dia 18 de maio, apoie a campanha e use a nossa hashtag: #PODESERABUSO
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Alguns sinais podem ajudar a identificar se a criança
sofre ou sofreu abuso sexual, como:
• Apresenta marcas de agressão ou machucados, tem dificuldade de andar ou sentar.
• A criança está agressiva, irritada ou machuca o próprio corpo.
• Está muito quieta, triste, medrosa ou chorosa.
• Passou a ter transtornos alimentares.
• Passou a ter alterações de sono, fica cansada fora de hora ou tem dificuldade
para dormir.
• Mudou seu comportamento e aparência.
• Está desatenta na escola ou desinteressada em atividades e brincadeiras.
Apresenta dificuldades de aprendizagem.
• Faz desenhos agressivos, que mostrem situações de medo ou cenas
envolvendo questões sexuais.
• Evita ir para alguns lugares ou encontrar alguma pessoa.
Quebre o silêncio! Abuso sexual é crime, denuncie:
📢
📢DISQUE 100
📢
📢
A ligação é gratuita e anônima.
Se preferir, denuncie no Conselho Tutelar ou nas delegacias especializadas da sua cidade.