25 ABR 2018
Campanha Pode Ser Abuso

Pode ser Abuso

Você conhece alguma criança que está desatenta na escola? Quieta ou agressiva?

Só em 2015 mais de 18 mil denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registradas no Disque 100. Isso significa que todos os dias, são feitas cerca de 50 denúncias. No entanto, o número pode ser bem maior quando considerado que muitos casos permanecem em segredo.

A Campanha Pode ser Abuso surgiu para quebrar esse silêncio! Com uma forte mobilização nas redes sociais e na mídia, a campanha sensibiliza a população para o tema, com peças que retratam a violência, orientam sobre possíveis sinais de que uma criança está sofrendo abuso e informam os canais de denúncia, além de ser divulgada para diversos parceiros, empresas e mais de 2.300 municípios, a fim de ser disseminada para um público mais amplo.

O abuso sexual infantil pode estar mais próximo do que você imagina. Com o objetivo de orientar a sociedade e os profissionais da educação, em especial, professores — que passam a maior parte do tempo em contato com as crianças —, a campanha leva para diversos locais como escolas, prefeituras e organizações sociais os principais sinais que podem revelar possíveis casos de abuso nas crianças e adolescentes, por meio de cartazes explicativos. Dessa forma, casos em todo o País poderão ser identificados com mais facilidade e denunciados.

Independente da frequência o abuso sexual deixa marcas para a vida toda! Todos somos responsáveis por quebrar o silêncio e mudar essa realidade. Abuso sexual é crime e deve ser denunciado.

Diversos veículos de comunicação se sensibilizaram e aderiram à campanha. Ajude você também! Baixe os materiais da campanha e compartilhe em suas redes sociais.

Faça algo por uma criança desconhecida, faça algo por uma criança que você conhece!

No dia 18 de maio, apoie a campanha e use a nossa hashtag#PODESERABUSO

18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

ALGUNS SEGREDOS NÃO DEVEM SER GUARDADOS!

FIQUE DE OLHO NO COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS, EM ALGUNS CASOS

PODE SER ABUSO

Alguns sinais podem ajudar a identificar se a criança
sofre ou sofreu abuso sexual, como:

• Apresenta marcas de agressão ou machucados, tem dificuldade de andar ou sentar.
• A criança está agressiva, irritada ou machuca o próprio corpo.
• Está muito quieta, triste, medrosa ou chorosa.
• Passou a ter transtornos alimentares.
• Passou a ter alterações de sono, fica cansada fora de hora ou tem dificuldade
para dormir.
• Mudou seu comportamento e aparência.
• Está desatenta na escola ou desinteressada em atividades e brincadeiras.
Apresenta dificuldades de aprendizagem.
• Faz desenhos agressivos, que mostrem situações de medo ou cenas
envolvendo questões sexuais.
• Evita ir para alguns lugares ou encontrar alguma pessoa.

Quebre o silêncio! Abuso sexual é crime, denuncie:

📢📢DISQUE 100📢📢

A ligação é gratuita e anônima.

Se preferir, denuncie no Conselho Tutelar ou nas delegacias especializadas da sua cidade.

Site:http://www.podeserabuso.org.br/